News News

Back

Professora da UFPE, Bernadete Perez é reconduzida à vice-presidência da Abrasco

Ela integra a chapa que comandará a entidade até 2024

A professora Bernadete Perez, da área acadêmica de Saúde Coletiva do Centro de Ciências Médicas (CCM) da UFPE, foi reconduzida à vice-presidência da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco)  em assembleia virtual realizada no final do mês de julho, que elegeu a professora Rosana Onocko Campos, do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, para presidir a instituição. Ambas integravam a chapa Avançar, que vai comandar a Abrasco até 2024.

Segundo Bernadete, a Abrasco tem sido incansável em defesa da democracia, “por entendermos que não existe saúde pública sem democracia”. A médica adianta que a nova diretoria tem uma presença forte de mulheres, com participação intergeracional, interregional e culturalmente diversa. “Os três grandes pilares que formam o campo da saúde coletiva, que são o planejamento e gestão em saúde; as ciências sociais e humanas aplicadas à saúde e a epidemiologia estão muito bem representadas nessa equipe recém-empossada”, garante.

A gestão que se inicia agora, afirma Bernadete, tem o compromisso de trabalhar por um mundo de sociedades democráticas, respeito à diversidade e solidariedade, orientadas pela igualdade. Como valores de atuação, o grupo anuncia a “defesa do direito constitucional à saúde e ao SUS, de uma política de ciência e tecnologia e inovação em saúde capaz de fazer avançar o conhecimento e de responder às demandas do SUS, de políticas educacionais socialmente referenciadas capazes de fortalecer e expandir programas de formação com a defesa da universidade pública brasileira e o fortalecimento da própria Abrasco, reafirmando seus valores históricos”.

Nova diretoria da Abrasco:
Rosana Teresa Onocko Campos, presidente, DSC/FCM/Unicamp
Bernadete Perez Coelho, vice-presidente, CCM/UFPE
Claudio Maierovitch Pessanha Henriques, vice-presidente, Fiocruz Brasília
Deivisson Vianna Dantas dos Santos, vice-presidente, DSC/UFPR
Diana Anunciação Santos, vice-presidente, CCS/UFRB
Estela Maria Motta Lima Leão de Aquino, vice-presidente, ISC/UFBA
Ligia Regina Franco Sansigolo Kerr, vice-presidente, PPGSC/UFC
Marilia Cristina Prado Louvison, vice-presidente, FSP/USP
Reinaldo Felippe Nery Guimarães, vice-presidente, Nubea/UFRJ
Reni Barsaglini, vice-presidente, ISC/UFMT
Romulo Paes de Sousa, vice-presidente, Fiocruz Minas

Date of last modification: 16/08/2021, 07:09