News News

Back

Professor da UFPE recebe Medalha de Mérito Acadêmico Professor Attílio Giarola

Honraria foi concedida pela Sociedade Brasileira de Micro-Ondas e Optoeletrônica (SBMO) a Joaquim Ferreira Martins Filho, do DES

O professor Joaquim Ferreira Martins Filho, do Departamento de Eletrônica e Sistemas (DES) da UFPE e diretor de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da Universidade, foi agraciado com a Medalha de Mérito Acadêmico Professor Attílio Giarola, concedida pela Sociedade Brasileira de Micro-Ondas e Optoeletrônica (SBMO) durante a realização do Simpósio Brasileiro de Micro-Ondas e Optoeletrônica, em Natal (RN), no dia 14 deste mês, e que comemora os 40 anos da sociedade científica.

Foto: Divulgação

Entrega foi feita durante evento nacional em Natal (RN)

A Medalha Professor Attílio Giarola é concedida anualmente a um pesquisador que se destaca na área de micro-ondas e optoeletrônica através da indicação dos associados, considerando critérios quantitativos e qualitativos de sua contribuição na produção científica e tecnológica, na formação de doutores e na atuação na SBMO em toda a sua carreira. A honraria foi entregue ao professor Joaquim Martins Filho pelo vice-presidente da SBMO, professor Luiz Alencar Reis da Silva Mello, da PUC-Rio.

O professor Attílio José Giarola, que dá nome à honraria, foi engenheiro graduado na USP em 1954, com mestrado e doutorado na Universidade de Washington, em Seattle (EUA) em 1963. Ele foi cientista na empresa Boeing e pesquisador na Universidade do Texas, professor do ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica), professor emérito da Unicamp, e presidente da SBMO de 1985 a 1989, com grande contribuição na pesquisa e na formação de engenheiros e pesquisadores na área no Brasil.

Alunos e professores da UFPE que participaram do evento

Durante o evento, professores do DES e da pós-graduação e alunos, que integram o Grupo de Fotônica da UFPE, apresentaram mais de dez trabalhos científicos. O Departamento de Eletrônica e Sistemas e o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) da UFPE parabenizam o professor Joaquim pela honraria recebida. O docente já foi chefe do DES e coordenador do PPGEE, além de ter contribuído para a formação de doutores que atuam na UFPE e em toda a Região Nordeste, principalmente, mas também no Norte e Sudeste.

Date of last modification: 21/11/2022, 15:55