News News

Back

Professor Anco Márcio Tenório Vieira, da UFPE, integra Conselho Editorial da Cepe

Conselho vai analisar, no período de 2023/2025, os originais enviados e sugerir a publicação dos títulos

Com informações da assessoria da Cepe

O escritor e pesquisador Anco Márcio Tenório Vieira, que é professor do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), integra a nova formação do Conselho Editorial da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). O grupo fica responsável por analisar, no período de 2023/2025, os originais que autores e autoras enviam para a Cepe e sugerir à diretoria da empresa a publicação dos títulos.

O novo presidente do Conselho Editorial da Cepe é o escritor e jornalista Fábio Lucas de Barros e Silva. Também compõem o grupo o gestor cultural Roberto Azoubel, a crítica literária e poeta Priscilla Campos e a jornalista e poeta Julya Vasconcelos.

Na segunda-feira (27), integrantes do conselho tiveram a primeira reunião com o presidente da Cepe, João Baltar Freire, o editor da Cepe, Diogo Guedes, o diretor de produção e edição da Cepe, Ricardo Melo, e o diretor administrativo e financeiro da Cepe, Igor Burgos.

Novos membros do Conselho Editorial da Cepe

Fábio Lucas de Barros e Silva é escritor, jornalista e criador do Livronews, portal cultural sobre literatura brasileira contemporânea. Autor dos livros Quaoar, A psicanálise do clone (ensaio extraído da dissertação de mestrado em Filosofia) e Um objeto que vê. Foi editorialista e colaborador das páginas de opinião do Jornal do Commercio (PE) e editor de opinião e repórter da Gazeta Mercantil Distrito Federal, em Brasília, além de outras atividades jornalísticas.

Anco Márcio Tenório Vieira é professor do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tem trabalhos em periódicos do Brasil e do exterior (a exemplo da Revista USP, Ciência & Trópico, Luso-Brazilian Review, Estudos Portugueses, Cultura Vozes, Remate de Males, Investigações e Nabuco) e dezenas de ensaios publicados em livros. É autor de Luiz Marinho: o sábado que não entardece (FCCR, 2004), Adultérios, biombos e demônios (PPGL, 2009) e Dante, a poesia e a sua forma cristã (PPGL/Editora UFPE, 2017). Organizou o livro Orley Mesquita: prosa e verso (Cepe Editora), o Teatro de Luiz Marinho – Peças Regionalistas (Cepe Editora, 4 vol.), e o volume Osman e Hermilo: correspondência (Cepe Editora).

Roberto Azoubel da Mota Silveira é gestor cultural e doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade da PUC-Rio. Um dos organizadores dos livros “O Carapuceiro – crônicas de um website sempre moral e só per accidens político” (Editora Paés) e “O enigma Gilberto Freyre – ensaios de imersão” (Cepe Editora). Atuou como gestor da Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura e como coordenador de Literatura na Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco.

Priscilla Oliveira Pinto de Campos é crítica literária, poeta, professora, pesquisadora e editora. Doutoranda em Letras Modernas – Espanhol pela Universidade de São Paulo (USP), e mestre em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Escreve para o jornal literário Pernambuco, editado pela Cepe. Autora do ensaio Nenhum muro à altura do peito (Macondo) e do livro de poemas O gesto (Nosostros).

Julya Santana de Vasconcelos é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e mestre em Artes Visuais pela mesma instituição (PPGAV-UFPE). Tem passagem pela Universidad de Buenos Aires (UBA), onde estudou na pós em Literaturas Española y Latinoamerica. Trabalhou como jornalista do Diario de Pernambuco e da Secretaria do Estado de Cultura. Autora do livro de poemas “A súbita insistência das coisas” e tradutora do livro de poemas da artista guatemalteca Regina José Galindo intitulado Eu não sou a Pizarnik. Atualmente, trabalha como supervisora editorial de materiais didáticos no Sistema GGE de Ensino.

Date of last modification: 02/03/2023, 14:48