News News

Back

Proexc digitaliza todo o acervo da revista Estudos Universitários

Iniciativa conta com o apoio do Memorial Denis Bernardes (Biblioteca Central) e da Biblioteca da Faculdade de Direito do Recife (FDR)

A Estudos Universitários: revista de cultura (EUs), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), celebra 60 anos de história em 2022 com a digitalização de todo o seu acervo, publicado originalmente de forma impressa. Mais de 60 números, desde 1962, já estão disponíveis no site da EUs, no Portal de Periódicos da UFPE. A iniciativa é da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), por meio da Coordenação de Gestão Editorial e Impacto Social (CGEI), e conta com o apoio do Memorial Denis Bernardes (Biblioteca Central) e da Biblioteca da Faculdade de Direito do Recife (FDR), os quais disponibilizaram seus acervos e estruturas para a realização dos trabalhos, além de assessoria técnica para o manuseio das obras e a utilização de equipamentos e softwares.

Criada em 1962 pelo Serviço de Extensão Cultural (SEC) da então Universidade do Recife, atual UFPE, sob a coordenação de Paulo Freire e Luiz Costa Lima, a Estudos Universitários: revista de cultura foi pensada como um veículo de relação universidade-sociedade, numa perspectiva que compreende a cultura enquanto “inserção e não fuga, fruto não só da inteligência, mas também da coragem individual” (Luiz Costa Lima, em introdução à primeira edição).

O projeto da revista permitiu o debate de questões fundamentais sobre a cultura e a educação no Ensino Básico e Superior, assim como deu visibilidade ao cenário de produção acadêmica e literária em Pernambuco, apresentando produções representativas das discussões que aqueciam o meio intelectual brasileiro na segunda metade do séc. XX.

Nos volumes digitalizados que ora são entregues à sociedade, os leitores poderão encontrar textos de autores como Afrânio Coutinho, Ariano Suassuna, Augusto de Campos, Deborah Brennand, Décio Pignatari, Eliete Santiago, Gilberto Freyre, Henriqueta Lisboa, Hermilo Borba Filho, José Antônio Gonsalves de Mello, Judith Hoffnagel, Luiz Costa Lima, Manuel Correia de Andrade, Maria Virgínia Leal, Miguel Nicolelis, Nelson Saldanha, Newton Sucupira, Sérgio Machado Rezende, e o próprio Paulo Freire. Muitos desses trabalhos, inclusive, não se acham disponíveis em nenhuma outra fonte.

A revista é marcadamente interdisciplinar e, ao longo do tempo, suas temáticas estendem-se por áreas diversas. Nas suas edições, a EUs pôde publicar textos importantes como O professor universitário como educador e Conscientização e alfabetização - uma nova visão do processo, ambos de Paulo Freire e que tratam do seu famoso método, àquela época ainda nas primeiras etapas de sua composição. A disponibilização irrestrita deste material representa a incessante aposta da Estudos Universitários na democratização do saber acadêmico, que está materializada estruturalmente nas trocas interdisciplinares e na abertura de caminhos do pensamento em virtude da construção de um espaço comum entre a universidade e a sociedade. 

Mais informações
estudosuniversitarios@ufpe.br 

Date of last modification: 08/08/2022, 15:33