News News

Back

Proexc apresenta a 2ª Mostra Cine BICC UFPE

A exibição prestigia produtos audiovisuais elaborados por discentes da Universidade através das Bolsas de Incentivo à Criação Cultural

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), por meio da Diretoria de Cultura, realizará, no dia 31 deste mês, a 2ª Mostra Cine BICC UFPE. A mostra contempla os projetos audiovisuais produzidos a partir das Bolsas de Incentivo à Criação Cultural (BICC), que estão inseridas no Programa de Estímulo à Cultura (PEC) da Diretoria de Cultura. Essa é uma forma de fomento voltada para o protagonismo estudantil no cenário cultural da Universidade.

No evento, serão exibidos os filmes fruto das bolsas BICC e uma pequena apresentação sobre o tema com os seus idealizadores. Em parceria com o Complexo de Convenções, Eventos e Entretenimento da UFPE, a programação, que se inicia às 15h no Cinema da UFPE, será gratuita e aberta ao público.

Os ingressos estarão disponíveis no Cinema UFPE a partir das 14h e sujeitos à lotação do cinema. 

Programação

1. Chaves da Confecção
Discente: Hércules Monteiro
Chaves da Confecção é um curta que relata as vivências das “Tiradeiras de Pelo”, que enfrentaram a diminuição da produção de peças de roupa, além das adversidades do trabalho informal durante a pandemia da covid-19 na cidade de Riacho das Almas.

2. Ideias para metamorfosear o mundo
Discente: Pollyana Cavalcante
A educação ambiental tem o papel de questionar nossa forma de ser e estar no mundo e entender criticamente as dimensões biológicas, econômicas e históricas dos problemas socioambientais. Ideias para metamorfosear o mundo é um curta experimental, que resultou de diálogos e perspectivas sobre o meio ambiente de alguns alunos do Ensino Médio de duas escolas públicas do Recife.

3. Provisório
Discente: Erique Nascimento
Série de três vídeo-performances que propõe a reflexão sobre o corpo negro inserido no contexto pandêmico da covid-19, a fim de debater a violência social, falta de acesso à saúde e segurança e o direito à vida. Quem realmente pôde parar?

4. Apocalípticos
Discentes: WAY; José Eudes
Apocalípticos é uma vídeo-performance, com respaldo da PEC-BICC, e foi criada a partir do processo da disciplina de Interpretação 3, da Licenciatura em Teatro da UFPE, com orientação do professor Roberto Lúcio.
 
5. UrbanMangue
Discente: Rebeca Lima
O mangue é um dos ecossistemas mais produtivos do mundo. É formado a partir de uma multiplicidade de espécies que, apesar das adversidades características deste bioma, persistem em convívio recíproco.

6. Rotina
Discente: Davson Moura
Esta produção foi resultado de uma oficina de flauta doce on-line intitulada 'Música e Flauta Doce', em que, ao longo de três meses, estudamos a música, os sons e suas prioridades através das discussões sobre paisagem sonora do educador musical Murray Schafer, e passamos a realizar jogos e atividades de experimentação sonora na flauta doce utilizando os conceitos estudados e discutidos nas aulas. Todo o processo de escolha, experimentação e recriação de sons foi realizado pelas/os participantes da oficina, utilizando a flauta doce.
 
7. Trompete elétrico

Discente: Kevin Jock,
“Trompete elétrico: uma performance instrumental comprovisada com uso de tecnologias de áudio”. Projeto autoral que parte da “comprovisação”: espécie de jogo envolvendo elementos composicionais e improvisatórios. Ao trompete, são adicionados os efeitos de pedais e plugins com bases rítmicas produzidas com samples e MIDI.

8. O Modalismo e a Viola no Nordeste
Discente: Gabriel Arimatéia
No Projeto “O Modalismo e a Viola no Nordeste”, o bolsista Gabriel Arimatéia realizou pesquisa e estudo prático em torno da viola de dez cordas e do Modalismo no Nordeste do Brasil. Gerando como produtos finais oito vídeos, sendo três composições autorais, e cinco arranjos de músicas do repertório popular da música nordestina.
 
9. Decolonizando o turismo – Rituais indígenas com Ayahuasca em Pernambuco

Discente: Kleytton Rodrigues 
Este Documentário foi feito com o principal objetivo de evidenciar uma movimentação turística pouco mencionada na Região Metropolitana do Recife, mas que tem uma relevância significativa na valorização da cultura e dos saberes ancestrais dos Povos Indígenas do Brasil.

Date of last modification: 29/08/2022, 16:47