News News

Back

Proaes tem novo serviço de atendimento psicológico para estudantes do Programa de Moradia Estudantil do Campus Recife

O atendimento é feito por duas psicólogas do Núcleo de Assistência Estudantil (Naest)

A Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis (Proaes) da UFPE, por meio da Diretoria de Assistência Estudantil (DAE), disponibiliza, a partir de hoje (4), o serviço de atendimento psicológico voltado aos estudantes vinculados ao Programa de Moradia Estudantil (residência e auxílio moradia) do Campus Recife. A ação está sendo executada pela equipe do Núcleo de Assistência Estudantil (Naest), vinculado à DAE.

O atendimento é feito por duas psicólogas do Naest. São disponibilizados dez horários semanais para acolhimento e três dias da semana para psicoterapia. Um dia da semana ficará reservado para reunião interna do setor e discussão de casos. O período e o tipo de acompanhamento do estudante vão depender de cada caso. Os interessados devem preencher o Formulário de Acolhimento Psicológico – Psicologia-Naest – Programa de Moradia Estudantil e aguardar o agendamento diretamente com as profissionais. Durante a pandemia da Covid-19, as sessões serão feitas de forma remota.

De acordo com o pró-reitor para Assuntos Estudantis, Fernando Nascimento, a Proaes está reestruturando administrativamente as Casas do Estudante Universitário para garantir melhor permanência dos alunos na UFPE. “Neste sentido, foram alocados servidores para atendimento aos estudantes, com duas assistentes sociais e duas psicólogas dedicadas exclusivamente para os residentes e os beneficiários do auxílio moradia. Com o novo atendimento psicológico voltado ao Programa de Moradia, os estudantes não precisarão aguardar atendimento no Nase [Núcleo de Atenção à Saúde do Estudante] e, dessa forma, receberão um acompanhamento de saúde emocional mais próximo da realidade deles”, explica.

Atualmente, há 599 alunos do Campus Recife beneficiados pelo Programa de Moradia Estudantil, dos quais 333 são residentes das Casas do Estudante masculina, feminina e mista e 266 recebem o auxílio moradia.

Os demais bolsistas da Proaes já têm atendimento em saúde mental no Nase, que ainda conta com clínicos, enfermeiras, nutricionistas e assistentes sociais. No local, também são atendidos os alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Mais informações
(81) 2126.8486 – WhatsApp

dae.proaes@ufpe.br
psicologia.naest@ufpe.br
coordenacao.ceus@ufpe.br

Date of last modification: 04/06/2021, 15:05