News News

Back

Proacad realiza seminário sobre implantação das Comissões de Validação da Autodeclaração das Cotas Étnico-Raciais

Encontro reuniu representantes das comissões que participaram do processo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2019

O Seminário de Avaliação da Implantação das Comissões de Validação da Autodeclaração das Cotas Étnico-Raciais foi realizado, nesta terça-feira (3), no Anfiteatro Professor José Francisco Ribeiro, no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPE, Campus Recife. O evento, promovido pela Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos (Proacad), teve como objetivo avaliar o processo de implantação das cotas e das comissões e propor sugestões para o seu aperfeiçoamento.

Foto: Passarinho

Pró-reitor para Assuntos Acadêmicos refletiu sobre o processo de trabalho realizado

O encontro reuniu representantes das comissões que participaram do processo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2019 e de instituições de ensino superior de estados como Pernambuco, Paraíba, Piauí, Alagoas e Rio Grande do Norte. “Hoje nós temos um papel importante, que é refletir sobre o nosso processo de trabalho e entender o valor que foi a implantação das comissões para o cumprimento da lei 12.711/2012 e as suas modificações”, afirmou o pró-reitor para Assuntos Acadêmicos da UFPE, professor Paulo Goes.

Presente à abertura do seminário, a vice-reitora da UFPE, professora Florisbela Campos, ressaltou a importância do evento para a análise da implantação das comissões, as quais são um tema recorrente de discussões. “A presença dessa comissão realmente consolidou este acesso a este tipo de cotas [étnico-raciais], e eu acho que veio para definir e deixar, de uma vez, claro o que é essa autodeclaração, como funciona a comissão e dando a todos os participantes direito de recurso. Então, eu acho que veio para realmente consolidar esse assunto dentro da UFPE”, disse.

A programação do seminário contou com as seguintes palestras: “Implantação das Comissões de Autodeclaração no âmbito da UFPE”, com o professor Paulo Goes (UFPE); “O papel da Justiça Federal no cumprimento da lei nº 12.711/2012”, com o juiz federal Frederico José Pinto de Azevedo (3ª Vara/PE); “O papel da Defensoria Pública da União no cumprimento da lei nº 12.711/2012”, com o defensor público federal André Carneiro Leão (DPU/PE); e “O papel das Comissões de Validação da Autodeclaração na consolidação das Políticas e Ações Afirmativas”, com o professor Alexandro Silva de Jesus (UFPE). Houve ainda debates, grupos de trabalho (GTs) e apresentação dos GTs.

Date of last modification: 04/09/2019, 19:24