News News

Back

Presidente da Brasil Soka Gakkai Internacional visita UFPE para aproximação entre as instituições

Concessão do título de Doutor Honoris Causa para o professor Daisaku Ikeda, presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), será em dezembro

Foto: Bernardo Sampaio

Alfredo Gomes recebeu Miguel Shiratori em seu gabinete

O reitor Alfredo Gomes recebeu a visita do presidente da Brasil Soka Gakkai Internacional (BSGI), Miguel Shiratori, na última sexta-feira (5). A reunião ocorreu cerca de um mês antes do evento de concessão do título de Doutor Honoris Causa da UFPE para o professor Daisaku Ikeda, presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI) e fundador da Universidade Soka do Japão, instituição pautada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). Alfredo e Shiratori reafirmaram o desejo de maior aproximação entre as duas instituições.

Shiratori entregou uma carta de agradecimento e incentivo do professor Ikeda ao reitor da UFPE. Na reunião, foram discutidas ações da UFPE integradas à Agenda 2030 da ONU, tanto em relação a sua atuação em âmbito local, quanto a sua maior inserção global através de comissariados internacionais, inclusive das Nações Unidas. Cabe destacar que a UFPE integra uma iniciativa de universidades federais do Nordeste para consolidação de uma rede de cooperação acadêmica com a Universidade Soka do Japão.

A concessão do título de Doutor Honoris Causa ao professor Daisaku Ikeda ocorrerá no próximo dia 4 de dezembro. Mundialmente reconhecido como construtor da paz, o homenageado é filósofo, humanista, pacifista, fotógrafo e poeta laureado, formado em Ciências Políticas e Econômicas pela Universidade Fuji de Tóquio. O título foi proposto pelo reitor Alfredo Gomes e a concessão foi decidida, por unanimidade, pelo Conselho Universitário (Consuni) em 4 de março passado.

BSGI - De acordo com seu site, a BSGI foi constituída em 1960 por Daisaku Ikeda para ser a representante da organização não governamental Soka Gakkai Internacional (SGI) em terras brasileiras. Com base em sua missão, vem promovendo exposições, intercâmbios com universidades e museus, entre outras atividades nas áreas da educação e cultura. O objetivo institucional da SGI é a difusão da filosofia humanística de Nichiren Daishonin, cuja diretriz básica é a felicidade plena de toda a humanidade.

Date of last modification: 09/11/2021, 15:23