News News

Back

Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente promove defesa de tese de doutorado

A defesa acontece na sexta-feira (26), às 9h, via Google Meet

O Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da UFPE promove defesa de tese de doutorado da aluna Meyrian Luana Teles de Sousa Luz Soares. A tese tem o título “Oscilometria de Impulso no Comportamento do Broncoespasmo Induzido pela Hiperventilação Eucápnica Voluntária em Crianças e Adolescentes Asmáticos”, e será defendida na sexta-feira (26), às 9h, via Google Meet. 

A dissertação foi orientada pelo professor Décio Medeiros Peixoto (CCM/UFPE) e coorientada pelo professor José Ângelo Rizzo (CCM/UFPE). A banca examinadora é formada pelos professores Décio Medeiros Peixoto (CCM/UFPE), Maria Wanderleya de Lavor Coriolona-Marinus (CCS/UFPE), Marco Aurélio de Valois Correia Júnior Ciências (UPE), Andrezza de Lemos Bezerra Fisioterapia (Uninassau) e Priscila Pereira Passos (Uninassau).

Resumo

Entre os diversos estímulos capazes de desencadear a obstrução brônquica ao fluxo aéreo nos indivíduos asmáticos temos o exercício físico. Quando a limitação a este fluxo ocorre em crianças, as queixas de absenteísmo em práticas esportivas ou redução da interatividade e da socialização tornam-se cada vez mais frequentes. Para o diagnóstico do espasmo brônquico, a utilização de técnicas de broncoprovocação que empregam o exercício como agente desencadeador são as mais recomendadas pela sua maior especificidade, porém estudos já mostram que a utilização de substitutos, como a hiperventilação eucápnica voluntária (HEV), podem atingir efeitos semelhantes. Objetivo. Avaliar a utilização da oscilometria de impulso no comportamento do broncoespasmo induzido pela hiperventilação eucápnica voluntária em crianças e adolescentes asmáticos. Método. Crianças e adolescentes, entre sete e 19 anos, com broncoespasmo induzido pela hiperventilação eucápnica voluntária foram avaliados através da espirometria antes e nos momentos 5, 10, 15 e 30 minutos e da oscilometria de impulso nos momentos 5, 15 e 30 minutos após o estímulo broncoprovocativo. Os parâmetros avaliados foram aqueles que correspondem à medida da R5Hz, R20Hz, R5-R20Hz, Fres e AX pela oscilometria de impulso e do VEF1, VEF1/CVF e CVF pela espirometria e. Resultados. Setenta participantes, 62% eram do sexo masculino. Para todo o grupo a idade média foi de 11,22±3,23 anos, peso médio de 44,21±16,15 kg e altura média de 150,28±17,07 cm. Sessenta por cento (42) dos pacientes apresentaram broncoespasmo após a realização de estímulo broncoprovocativo. As principais variações pós HEV, em relação a oscilometria de impulso, foram verificadas entre os tempos 5 e 30 minutos nos parâmetros de R5, X5 e R5-R20; Na espirometria, os principais parâmetros alterados foram VEF1 e CVF. Os participantes apresentaram maior frequência do broncoespasmo entre o 5o e 10o minuto após HEV, bem como alta correlação entre os momentos basal, quinze e trinta minutos pré-teste no parâmetro R5Hz. Discussão. Após a hiperventilação eucápnica voluntária, estímulo ainda pouco associado ao sistema de oscilometria de impulso mas considerado um substituto objetivo adequado para identificar o broncoespasmo, método já padronizado, resulta em menos diagnósticos falso negativos, em comparação com o exercício livre ou realizado em esteira/bicicleta, identificando inclusive em indivíduos assintomáticos ou crianças de menor faixa etária, cuja espirometria não é reprodutível. Conclusão. A avaliação da função pulmonar, após a realização da hiperventilação eucápnica voluntária, encontrou alterações nos parâmetros oscilométricos da resistência e reatância à 5HHz, na área sobre a curva e na resistência das vias periféricas, bem como nos parâmetros espirométricos do volume expiratório forçado no primeiro segundo e na capacidade vital forçada, com melhor identificação do comportamento do broncoespasmo entre o 5° e o 15° minuto pós estímulo.

Date of last modification: 23/08/2022, 16:05