News News

Back

Pós-Graduação em Física promove colóquio sobre software para dispositivos quânticos de escala intermediária

O evento será realizado na sexta (29), às 16h, no auditório do Departamento de Física

O Programa de Pós-Graduação em Física (PPGFísica) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) promove o colóquio “Software para dispositivos quânticos de escala intermediária”. O evento será realizado nesta sexta-feira (29), às 16h, no auditório do Departamento de Física. O professor Adenilton Silva é vinculado ao Centro de Informática (CIn) da UFPE.

O convidado é licenciado em Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Possui mestrado e doutorado em Ciências da Computação pela mesma instituição. O palestrante Adenilton Silva atua na área de computação quântica desde 2008, publicou dezenas de artigos em periódicos e conferências internacionais e concebeu o primeiro algoritmo para inicialização de estados quânticos utilizando circuitos com profundidade logarítmica. Seus principais interesses de pesquisa são software de sistema para dispositivos quânticos e aprendizagem de máquina quântica.

Resumo
Após décadas de estudos teóricos e práticos, os primeiros computadores quânticos ruidosos e de escala intermediária estão disponíveis. Apesar do anúncio da chamada supremacia quântica (ou vantagem quântica), aplicações práticas dos dispositivos quânticos ainda não são conhecidas. Os algoritmos quânticos podem resolver certos problemas de forma mais eficiente do que os algoritmos clássicos. No entanto, o controle destes dispositivos não é uma tarefa simples e o software utilizado precisa ser desenvolvido para controlar os processadores quânticos da forma mais eficiente possível. Durante a palestra, serão discutidos os potenciais dos processadores quânticos ruídos de escala intermediária e como o desenvolvimento de algoritmos possui um papel fundamental para obter o potencial máximo destes dispositivos.

Mais informações
Programa de Pós-Graduação em Física

posgrad.df@ufpe.br

Date of last modification: 27/09/2023, 16:07