News News

Back

Pós-Graduação em Física promove colóquio sobre controle computacional na análise de materiais termoelétricos

O evento será realizado nesta sexta (22), às 16h, no auditório do Departamento de Física

O Programa de Pós-Graduação em Física (PPGFísica) da Universidade Federal de Pernambuco promove o colóquio “Computationally Guided Control of Carriers in Semiconductors: DFT Allied To Phase-Boundary Mapping To Engineer Defects In Thermoelectrics”. O evento será realizado nesta sexta-feira (22), às 16h, no auditório do Departamento de Física e falará sobre o controle computacional na análise de materiais termoelétricos. A professora Lídia Carvalho Gomes, vinculada ao Departamento de Física da UFPE, será a palestrante da ocasião.

A convidada é licenciada em Física pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Possui mestrado e doutorado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Também possui pós-doutorado no Centre for Advanced 2D Materials, National University of Singapore; no National Center for Supercomputing Applications, University of Illinois at Urbana Champaign; no Mechanical Science Egineering Department, University of Illinois at Urbana Champaign; e no Instituto de Física Teórica (Unesp).

Além disso, a palestrante tem experiência na área de Física da Matéria Condensada com ênfase em Propriedades Eletrônicas e Estruturais de Nanoestruturas e Defeitos em Sólidos. Lídia Gomes atua nos seguintes temas: cálculos de estrutura eletrônica utilizando metodologias de primeiros princípios, estudo de defeitos em semicondutores para otimização de materiais para aplicações na área de energia sustentável.

Resumo
A realização experimental de materiais com propriedades otimizadas para diversas aplicações é agora muito acelerada através de orientação computacional. Um exemplo é a capacidade de controlar os portadores de carga em termoelétricos (materiais que podem converter um gradiente de temperatura em eletricidade). Neste colóquio, a palestrante Lídia Gomes irá compartilhar a experiência acadêmica dela. Em particular, discutirá como a teoria funcional da densidade pode ser usada para guiar condições de síntese através do mapeamento de fase-limite, uma estratégia experimental na qual defeitos são propositadamente adicionados a um material para produzir propriedades desejadas. Isso inclui o controle sobre o tipo e a concentração dos portadores. Além disso, serão abordados tópicos sobre engenharia de defeitos em materiais bidimensionais para aplicações na área de geração de energia.

Mais informações
Programa de Pós-Graduação em Física

posgrad.df@ufpe.br

Date of last modification: 21/09/2023, 13:31