News News

Back

Pós em Ciência de Materiais promoverá webcolóquio na tarde de segunda-feira (12)

O evento contará com palestra apresentada pelo professor Fábio Baum, doutor em Ciência dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

O Programa de Pós-Graduação em Ciência de Materiais (PPGCMtr) promoverá na próxima segunda-feira (12) webcolóquio sobre machine learning na Química e Ciência dos Materiais. O evento contará com palestra apresentada pelo professor Fábio Baum, doutor em Ciência dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O webcolóquio é aberto a todos os públicos e será transmitido a partir das 15h através da plataforma Microsoft Teams. É recomendado que se entre no evento com microfone e câmera desligados.

Resumo

Técnicas de machine learning têm sido aplicadas em diversas áreas do conhecimento, como Economia, Finanças, Direito, Engenharia, Medicina e Publicidade para auxiliar na resolução de problemas complexos. Na Química e na Ciência dos Materiais, isso não tem sido diferente. Cada vez mais essas técnicas têm sido aplicadas para auxiliar na interpretação de dados espectroscópicos, automação de sínteses, descobertas de novos materiais e correlação entre estrutura e propriedade dos materiais, entre outros. Neste seminário, faremos uma apresentação das principais técnicas de machine learning, passando rapidamente pela fundamentação teórica dessas técnicas. O objetivo principal, no entanto, é mostrar as aplicações emergentes na literatura, trazendo exemplos publicados pelos principais centros de pesquisa no mundo. Mais do que ser exaustivo quanto ao conteúdo, o objetivo é inspirar os ouvintes quanto ao potencial futuro do machine learning nas áreas de Química e Ciência dos Materiais. 

Mais informações
(81) 2126.8412 ou 2126.8418

pgmtr.ccen@ufpe.br 

Date of last modification: 09/04/2021, 17:26