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Política de Formação de Professores para a Educação Básica é tema de seminário amanhã (15)

Programação contará com palestras, debate, grupos de trabalho e apresentações de temas relacionados

O Seminário sobre a Política de Formação de Professores/as para a Educação Básica será realizado, amanhã (15), a partir das 8h, em formato on-line, via Google Meet. O evento é voltado a coordenadores, vice-coordenadores, integrantes de Núcleo Docente Estruturante (NDE) e colegiados dos cursos de Licenciatura da UFPE, técnicos administrativos, docentes e estudantes. A promoção é da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), por meio da Comissão de Assessoramento à Prograd na Elaboração da Política Institucional de Formação Inicial e Continuada de Professores/as para a Educação Básica na UFPE.

Segundo a pró-reitora de Graduação da UFPE, professora Magna do Carmo Silva, "trata-se de um momento de socialização e de construção de princípios que versam sobre o que defendemos para os cursos de Licenciatura dos três campi da UFPE. Além disso, a construção da Política Institucional será um marco para a UFPE, tendo em vista que este documento norteará, além da construção dos Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos de Licenciaturas, todas as ações a serem desenvolvidas pela instituição e suas relações com as redes de ensino e entidades. A Política é a declaração da UFPE quanto às suas propostas para a formação inicial e continuada de professores para Educação Básica. Este é um movimento articulado com as discussões nacionais em defesa da autonomia didático-pedagógica das universidades e em consonância com a construção histórica na área".

O evento visa a socializar o processo de construção da Política de Formação de Professores/as da UFPE para a Educação Básica, realizada pela Comissão de Assessoramento à Prograd ao longo do segundo semestre deste ano. “A comissão tem se reunido sistematicamente para dialogar e sistematizar pontos fundamentais para a Política de Formação de Professores. Aspectos como saberes docentes, estágio, concepção de docência, relação entre ensino, pesquisa e extensão na formação de professores, documentos orientadores na formação docente, entre outras questões”, explica a diretora de Desenvolvimento do Ensino da Prograd, professora Roseane Silva.

Integram a comissão a Prograd, Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi), Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), Núcleo Erer, Núcleo LGBT, Coordenação das Licenciaturas, PPGE/UFPE, PPGEDU/UFPE, Nace, CAC, CAA, CAV, CE, CAp, CCS, CFCH, Seap/Taes e Fórum Estadual de Educação-PE. A coordenadora é a pró-reitora Magna Silva. O seminário de amanhã (15) será um momento de integração e de socialização do que foi construído ao longo deste ano pela Prograd e pela Comissão, a qual tem previsão de atuação até março de 2022.

O seminário também busca realizar o diálogo com os cursos de Licenciatura da UFPE, por meio de Grupos de Trabalho, abordando os eixos estruturantes da Política de Formação de Professores. De acordo com a professora Orquídea Guimarães, coordenadora de Acompanhamento de Atividades Docentes da Diretoria de Desenvolvimento do Ensino (DDE)/Prograd, a discussão promovida pelo evento é “essencial, pois possibilita a construção da Política de Formação que orientará os currículos de cada curso de Licenciatura, considerando a realidade da instituição como um todo e de cada curso em sua especificidade”.

A programação, que acontece das 8h às 12h e das 14h às 18h, contará com palestras, debate, grupos de trabalho e apresentações de temas relacionados às Licenciaturas e à Política de Formação de Professores para a Educação Básica. Para participar, basta acessar os links do Google Meet da manhã e da tarde com o e-mail institucional. Não é necessário fazer inscrição prévia.

DISCUSSÕES EM 2021 – A formação de professores para a Educação Básica tem sido debatida em diversas ações da Prograd, este ano. Uma delas foi a série de eventos chamada “Ciclo de Diálogos sobre Formação de Professores para a Educação Básica”, que aconteceram em formato on-line, trazendo o tema à comunidade acadêmica e à sociedade em geral. Os eventos estão disponíveis no canal da UFPE no YouTube.

Programação do seminário

Manhã

Das 8h às 8h15 – Abertura – Pró-Reitora de Graduação Magna do Carmo Silva
Das 8h15 às 9h15 – “Política Curricular para os Cursos de Formação de Professores/as da UFPE: o que defendemos?” – Professora Márcia Ângela
Das 9h15 às 10h15 – “Panorama sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais de Formação de Professores/as” – Professora Adriana Paulo
Das 10h15 às 11h30 – Debate com os participantes
Das 11h30 às 12h – Apresentação do trabalho da Comissão de Assessoramento à Prograd na Elaboração da Política Institucional de Formação Inicial e Continuada de Professores para a Educação Básica na UFPE – Professora Magna do Carmo Silva

Tarde

Das 14h às 16h – A Política Curricular para os Cursos de Formação de Professores/as da UFPE: o que defendemos?
Reunião de Grupos de Trabalho – Links específicos de acesso:

1. Concepção de docência e constituição da profissionalidade: identidade, trabalho e saberes docentes
2. Prática como Componente Curricular, Estágio e articulação da UFPE com os sistemas de ensino na formação docente
3. Relação entre ensino, pesquisa e extensão na formação de professores/as
4. Inclusão, diversidade e diferença na formação de professores/as
5. Modalidades da educação básica
6. Educação em espaços não escolares na formação de professores/as 

Das 16h às 18h – Apresentação das contribuições dos GTs pelos relatores

Date of last modification: 16/12/2021, 16:17