News News

Back

Pesquisadores da UFPE publicam trabalho sobre influência da biotecnologia sobre o ambientalismo

O texto foi publicado, pela Editora RFB, no livro “Pesquisa em Temas Multidisciplinares”, volume 4

A mestranda em Biotecnologia Eliana Santos, o mestrando em Nutrição Arthur Victor e a professora Ester Ribeiro, do Departamento de Antibióticos, da UFPE publicaram artigo fruto de pesquisa desenvolvida no Laboratório de Bioprocessos e Bioprodutos do Departamento de Antibióticos. O trabalho traz uma análise da influência da biotecnologia sobre o ambientalismo diante de uma sociedade, nas palavras dos autores, “pautada pelo consumismo”.

A leitura é recomendada para todos os interessados em conhecer os últimos avanços em ciência e tecnologia voltados à busca de soluções biotecnológicas para problemas ambientais. O texto foi publicado, pela Editora RFB, no livro “Pesquisa em Temas Multidisciplinares”, volume 4. O livro e o artigo estão disponíveis no site da editora. Para acessar é necessário fazer um cadastro gratuito.

Resumo

O movimento social de consumo continua em expansão desde seu início com a revolução industrial. Atualmente percebe-se que as modificações causadas pelo homem deterioram o planeta de forma insustentável e colhem-se os frutos de décadas de incentivo ao consumo, dentre eles o dano ambiental associado à produção de bens e serviços. Contudo, o avanço trazido pelo progresso também é aliado no combate aos problemas causados pela humanidade e a biotecnologia tem fundamentado a base para o desenvolvimento sustentável. Dessa forma, a intenção deste capítulo é apresentar as mais novas tendências de pesquisa no campo da biotecnologia, revisando a literatura do último decênio. Ferramentas biotecnológicas têm sido propostas com o intuito de substituição do modo produtivo tradicional e hoje são encontradas soluções como biocombustíveis, bioplásticos, reuso de rejeitos agropecuários, biossurfactantes, plantas transgênicas que bioacumulam mais CO2 e que precisam de menos irrigação, uso de microrganismos na produção têxtil, de biopolímeros e de móveis.

Mais informações
eliana.csantos@ufpe.br
arthur.victors@ufpe.br

Date of last modification: 18/07/2022, 15:08