News News

Back

Painel no CCSA apresenta pesquisas da UFPE sobre o derramamento de petróleo ocorrido há três anos

Evento conta com a participação de membros da Rede UFPE SOS Mar e é aberto para interessados no tema

As pesquisas realizadas na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) sobre o derramamento de petróleo ocorrido há três anos no litoral pernambucano são o tema de um painel que será realizado nesta quinta-feira (8), às 14h, no anfiteatro do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). O evento conta com a participação de membros da Rede UFPE SOS Mar e é aberto para interessados no tema.

Já confirmaram presença os professores Cristiano Ramalho, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH); Gilberto Rodrigues, do Centro de Biociências (CB); Simone Almeida, do CCSA; e Mônica Ferreira da Costa, do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG). Além da Rede UFPE SOS Mar, o evento também conta com a participação da Liga da Sustentabilidade da UFPE.

Também marca presença o Laboratório Arre Água, cuja pesquisa visa compreender os conceitos e mecanismos subjacentes às complexidades da ciência envolvendo os diversos ecossistemas. O laboratório conta com parcerias com instituições públicas, cooperativas, associações e organizações não governamentais, visando estudos de conservação dos ecossistemas, práticas de manejo e fortalecimento das comunidades tradicionais.

REDE - O Comitê UFPE SOS Mar foi criado em 2019 com o objetivo de criar e articular uma rede de pesquisadores, estudantes e técnicos administrativos para promover, de forma interdisciplinar e transversal, a integração das pesquisas, ações de extensão, ensino e inovação realizadas pela universidade no tocante às ações relacionadas à contaminação por petróleo no litoral do Nordeste.

O grupo buscou promover e estabelecer estratégias voltadas à proteção, prevenção e precaução aos eventos e impactos causados por esse desastre no litoral do Nordeste. A crise ambiental que atingiu o litoral nordestino contou com editais para o fomento de projetos de pesquisa e de extensão voltados ao tema, que podem ser conferidos no site da Rede UFPE SOS Mar.

Date of last modification: 06/09/2022, 15:58