News News

Back

Câmara Municipal lembra os 190 anos da Faculdade de Direito do Recife

Os discursos abordaram as personalidades que passaram pela FDR e os desafios do presente

A Casa de José Mariano, como é batizada a Câmara Municipal do Recife, foi responsável por mais uma homenagem aos 190 anos da Casa de Tobias Barreto, como também é conhecida a Faculdade de Direito do Recife (FDR). A sessão solene, requerida pelo vereador André Régis, foi realizada na manhã de ontem (28), no plenário da Câmara Municipal da capital pernambucana, e contou com a presença de vereadores, professores e estudantes. 

Fotos: Passarinho

Vereadores entregam placa comemorativa à UFPE

“A Casa de Tobias Barreto completa 190 anos. Se não fosse de Tobias, seria de quem?”, indagou o vereador André Régis, para enfatizar a importância da trajetória histórica da Faculdade de Direito do Recife, que, segundo ele, não foi a casa apenas da ciência. “A Faculdade de Direito do Recife reunia preocupações científicas, sociais, políticas, econômicas e artísticas”, comentou. Ele discursou sobre os grandes nomes que passaram pela casa e sobre os desafios do presente. “Nós celebramos, nesta manhã, a sua tão rica história. Mas, a questão agora não é acerca do passado glorioso, a questão agora é a acerca do futuro. Este é o nosso grande desafio”, finalizou.

O diretor da FDR, professor Francisco de Queiroz, também aproveitou o mote dos patronos das casas em questão para debater a importância do papel da Faculdade de Direito do Recife na formação de futuros juristas. “Exemplos como o do grande defensor da causa abolicionista, grande jornalista, ativista político e parlamentar, José Mariano, nos mostram a importância de termos bons patronos. A luta que ele teve ainda continua. A luta por um país melhor, não para poucos, mas para todos”, afirmou.

André Régis é o autor da proposta da homenagem

A sessão solene foi presidida pelo vereador Eduardo Marques, que compôs a mesa da solenidade junto com o vereador André Régis (que é professor da UFPE); a vice-reitora da UFPE, Florisbela Campos, que está no exercício da Reitoria; o diretor da Faculdade de Direito do Recife, Francisco de Queiroz; o presidente do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco, professor Ricardo Chaves (UFPE); o presidente da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Luiz Otávio Cavalcanti; e o jurista Erik Limongi Sial, representando a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Também discursaram, em homenagem aos 190 anos da FDR, o professor aposentado Otávio Lobo, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – seção Pernambuco, e o vereador Jayme Asfora, que foi aluno da faculdade. A vice-reitora Florisbela Campos aproveitou a oportunidade para agradecer pela homenagem e destacar a importância da faculdade e da UFPE. “A FDR faz parte da história da UFPE, de Pernambuco e do Brasil. A importância dela para o país é indiscutível. A homenagem a Tobias Barreto, como patrono da casa, é especial, por ter sido feita pelos alunos, para o professor. A casa é do professor Tobias Barreto e, dessa forma, é também de todos”, declarou.

Date of last modification: 21/02/2018, 16:46