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Novo volume da Estudos Universitários recebe ensaios, estudos, relatos de experiência e resenhas até o dia 31 deste mês
O número tem previsão de lançamento em julho deste ano
O v. 39, n. 1, da Estudos Universitários: revista de cultura (EUs), da Universidade Federal de Pernambuco, propõe como tema “Ciência, cultura, linguagem e democracia: desafios contemporâneos” e, assim, almeja abordar múltiplas questões que perpassam o fazer científico e sua relação com a cultura, linguagem e democracia. A edição visa à necessidade de situar os caminhos acadêmico-científicos na história da UFPE, desvelando uma trajetória na qual a própria revista se inscreve, alcançando a notável marca de 60 anos de existência em 2022.
Ensaios, estudos, relatos de experiência e resenhas podem ser submetidos até o dia 31 deste mês, através do site da revista, onde também constam as instruções para formatação do manuscrito e envio. O número tem previsão de lançamento em julho deste ano.
Como recorte expressivo do cenário de difusão do pensamento acadêmico-científico e cultural, a Estudos Universitários é uma iniciativa de extensão e cultura fundada por Paulo Freire e colaboradores, em 1962, na então Universidade do Recife (UR). A revista foi inaugurada no bojo de outras duas importantes ações lideradas por Paulo Freire: o Serviço de Extensão Cultural (SEC) e a Rádio Universitária.
Desde a sua primeira edição, o periódico carrega como característica a pluralidade de seções e de registros de linguagem, bem como a pluralidade temática que lhe constitui como revista essencialmente inter e multidisciplinar. Nestes 60 anos de existência, a EUs contou com colaborações de nomes referenciais, a exemplo de Alberto da Cunha Melo, Ariano Suassuna, Gilberto Freyre, Leyla Perrone-Moisés, Luiz Costa lima, Luzilá Gonçalves Ferreira, Vera Lúcia Menezes Oliveira e Paiva e do próprio Paulo Freire.
Em comemoração ao aniversário de 60 anos da EUs, esta edição pretende problematizar a ciência e sua relação com a sociedade em um estado democrático de direito, apresentando e discutindo circunstâncias culturais e históricas dessa esfera social, bem como perspectivas emergentes sobre a linguagem e divulgação científica no país.
Alguns tópicos como possibilidades de escrita para este número:
- Acessibilidades e divulgação acadêmico-científica;
- Análises do discurso científico e linguagem acadêmico-científica;
- Big Data, algoritmos, desinformação e manipulação;
- Capital, demandas econômicas e ciência;
- Ciência e letramento digital;
- Ciência e sociedade: diálogos possíveis;
- Desafios da divulgação acadêmico-científica no Brasil;
- Democratização da linguagem científica;
- Divulgação acadêmico-científica, imprensa e poder;
- Epistemologias decoloniais e o fazer científico contemporâneo;
- Ética em pesquisa e escrita de textos acadêmico-científicos;
- Fake news, ciência e democracia;
- Formação, valorização docente e democracia;
- Fazer científico e interconexões com “lugar de fala”;
- Formas emergentes de linguagem e comunicação acadêmico-científica;
- História da comunicação e divulgação acadêmico-científica no Brasil;
- “Linguagem neutra” e textos acadêmico-científicos;
- Narrativa, verdade e redes sociais;
- Política, democracia e ciência no Brasil;
- Práticas editoriais, avaliações sistemáticas e impacto científico;
- Produção acadêmica em contextos de repressão política;
- Produção editorial pós-pandemia de covid-19;
- Revistas científicas na construção e divulgação dos saberes.
Mais informações
estudosuniversitarios@ufpe.br