News News

Back

Nova unidades Embrapii são oficialmente credenciadas

Evento on-line ocorreu no último dia 10 e contou com a participação do reitor Alfredo Gomes e do vice-reitor Moacyr Araújo

Da assessoria do CIn

Aconteceu, na última quarta-feira (10), o evento de oficialização das novas 11 Unidades Embrapii credenciadas, incluindo o Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A cerimônia contou com a participação do reitor Alfredo Gomes, do vice-reitor Moacyr Araújo e do diretor do CIn, o professor André Santos. A programação incluiu uma fala de boas-vindas do professor Jorge Almeida Guimarães, diretor-presidente da Embrapii.

O diretor de operações da Embrapii, Carlos Eduardo Pereira, sintetizou as ações da entidade no apoio às instituições de pesquisa tecnológica fomentando a inovação na indústria. Desde 2013/2014, a participação das universidades federais vem aumentando, subindo de seis unidades credenciadas até 2017 para 17 em 2020. Estas seis unidades captaram mais de R$ 399 milhões em projetos de PD&I, com 119 empresas. Carlos Eduardo Pereira também ressaltou que foram 37 propostas recebidas, sendo 11 credenciadas.

A Unidade Embrapii CEEI-UFCG, que já completou sei anos de credenciamento, deu um depoimento sobre a sua experiência, com a fala do seu coordenador Hyggo Almeida. Hyggo ressaltou o impacto do Programa Embrapii no CEEI-UFCG e falou de mitos e verdades sobre a experiência que tiveram enquanto unidade Embrapii. Também foi mencionado o programa de apoio a capacitação 4.0 nas Unidades Embrapii, que está em discussão junto ao MEC, por José Luis Gordon, que é diretor de Planejamento e Gestão da Embrapii.

O presidente da Andifes, João Carlos Salles Pires da Silva, e o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Wagner Vilas-Boas de Souza, fizeram pronunciamentos, dando as boas-vindas às novas unidades e enaltecendo o papel da Embrapii. Um ponto importante foi o planejamento de credenciar mais nove universidades federais ainda em 2020.

Finalmente, os reitores das 11 novas unidades falaram brevemente. O vice-reitor Moacyr Araújo ponderou a importância do credenciamento Embrapii como catalisador de novas parcerias para a UFPE e do exemplo a ser seguido que o Programa Embrapii tem sido sobre como criar programas para o desenvolvimento da inovação e da competitividade na indústria. O professor Jorge Guimarães encerrou a cerimônia, agradecendo a todos e ressaltando que o modelo Embrapii possui três pilares: agilidade, flexibilidade e sem burocracia.

Date of last modification: 12/06/2020, 17:48