News News

Back

Lia de Itamaracá marca presença no Giro Nordeste, hoje (11), na TVU

Rainha da ciranda dá um show de carisma nesta roda de conversa, além de cantar, só no gogó, trechos de músicas de sua autoria

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado nessa semana, o programa Giro Nordeste de hoje (11), veiculado na TVU, canal 11.1, celebra a resistência feminina e a valorização da dança de roda como expressão da cultura popular com a rainha da ciranda, a pernambucana Lia de Itamaracá, batizada como Maria Madalena Correia do Nascimento. O programa traz a história da multifacetada artista desde a infância, passando pelos tempos em que era merendeira na Ilha de Itamaracá até o presente momento com sua atuação no cinema, em especial a participação num dos mais premiados filmes brasileiros dos últimos anos, “Bacurau”, dos cineastas Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles.

A mais célebre cirandeira do Brasil é considerada Patrimônio Vivo de Pernambuco, além de já ter recebido a medalha de mérito cultural do Governo Federal e o título de Doutora Honoris Causa pela UFPE, sem contar que a publicação norte-americana New York Times já elegeu Lia de Itamaracá como “Diva da música negra”. Mas Lia não esquece suas raízes e faz questão de destacar a importância de permanecer vivendo em Itamaracá: “É nessa ilha que eu me inspiro”. Ela também reflete sobre a energia contagiante da ciranda e afirma que só dando as mãos é que se entende.

Exibido às 20h30, o Giro Nordeste é uma produção da TVE Bahia com a participação de emissoras públicas de rádio e televisão de todo o Nordeste. O representante de Pernambuco nesta edição é o comunicador da TVU Josimar Parahyba.

Date of last modification: 11/03/2022, 15:14