News News

Back

Legado de Paulo Freire em exposição no Museu do Estado

Cerca de 140 peças compõem a exposição, com eixos dedicados à infância no Recife, o exílio na ditadura, o retorno ao Brasil e a alfabetização de adultos em Angicos (RN

Da assessoria do evento

O legado construído pelo patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire, estará em exposição no Museu do Estado de Pernambuco (Mepe) a partir de amanhã (25), no bairro das Graças, na Zona Norte da capital. Em exibição até fevereiro de 2023 e com entrada gratuita, a Ocupação Paulo Freire foi concebida pelo Itaú Cultural de São Paulo e chega ao Recife com a realização do Sesc em Pernambuco junto ao Governo do Estado e Prefeitura do Recife. Além da exposição, a programação inclui círculos de cultura, conferências, apresentações artísticas e culturais, exibição de filmes e lançamento de livros. O itinerário de atividades completo será disponibilizado no site do Sesc PE e é construído com o apoio da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Oficina Francisco Brennand; Museu do Estado de Pernambuco (Mepe); Instituto de Educação e Direitos Humanos Paulo Freire e o Centro Paulo Freire de Estudos e Pesquisas.

Com curadoria dos Núcleos de Audiovisual e Literatura e de Educação e Relacionamento do Itaú Cultural e expografia assinada por Thereza Faria, a Ocupação acompanha a trajetória de Freire, desde o nascimento, em 1921, passa pelo desenvolvimento do seu método de alfabetização – que, implantado em Angicos (RN) acabou ganhando dimensão internacional – e o segue nos diferentes países onde viveu, durante o exílio forçado pelo período militar, até seu retorno e atuação no Brasil, onde morreu em 1997. O professor Everson Melquíades, do Centro de Educação da UFPE, faz parte da curadoria da programação desta ação.

Cerca de 140 peças, entre fotografias, vídeos e dezenas de originais, compõem a exposição que está dividida em quatro eixos – Formação, Angicos, Exílio e Retorno. Uma animação com as páginas manuscritas de “Pedagogia do Oprimido”, o mais conhecido livro de Freire, abre os caminhos do público para a exposição, a qual se encerra com o mapa Paulo Freire no Mundo exibindo os lugares tocados pela obra do pesquisador que revolucionou o trabalho de alfabetização de adultos. Parte do material exibido na exposição e outros itens exclusivos podem ser acessados através do site do Itaú Cultural

A exposição pode ser visitada até o dia 12 de fevereiro de 2023, de terça a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 14h às 17h. Agendamentos podem ser feitos por e-mail para educativo.mepe@gmail.com.

Date of last modification: 24/11/2022, 09:34