News News

Back

Laboratório do CCSA apresenta proposta de política de Segurança Pública para Ipojuca

Equipe utilizou ferramentas de governança, análise de risco, compliance e inovação na elaboração do documento

A coordenação do Laboratório de Governança, Gerenciamento de Risco e Conformidade (LabGRC) do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPE entregou à prefeita de Ipojuca, Célia Sales, Proposta de Política Municipal de Segurança Pública e Defesa Social. A entrega do documento ocorreu no dia 31 de agosto, sendo apresentado pelo professor Jeronymo Libonati, coordenador do LabGRC, juntamente com sua equipe.

Foto: Divulgação

Documento foi apresentado no gabinete da prefeita

A Proposta de Política Municipal de Segurança Pública e Defesa Social do Ipojuca é fruto de pesquisas e da utilização de ferramentas de governança, análise de risco, compliance e inovação. De acordo com Jeronymo Libonati e com o pesquisador e especialista em Segurança, Armando Nascimento, o trabalho que já vem sendo realizado em Ipojuca, como a valorização da Guarda Municipal, capacitações e treinamentos, resultou na diminuição dos índices de homicídio. Além disso, a Central de Monitoramento e a Patrulha Maria da Penha faze Ipojuca ser “case de sucesso” no país. “Nessa perspectiva, a política soma-se a esse cenário, dotando esse município de uma governança cada vez mais inovadora”, destaca Libonati.

Fruto ainda da entrega da proposta de política, o LabGRC entregou um painel em Power BI de monitoramento da segurança municipal. Nele, será possível fazer um comparativo entre os dados de segurança do município com outras cidades de Pernambuco. Misturando tecnologia, inovação e gestão de dados, é possível identificar as idades em que as mulheres são mais vítimas de violência, por exemplo, assim, também, como ver o dia da semana em que mais se cometem crimes no município, entre outros filtros. “Trata-se de uma ferramenta que vai auxiliar ainda mais não só a Secretaria de Defesa Social do município, mas as demais secretarias como Juventude, Assistência Social, Mulher, Desenvolvimento Econômico e outras, a desenvolver ações mais efetivas de acordo com o público que se apresenta mais vulnerável”, afirmou a prefeita Célia Sales.

Date of last modification: 13/09/2022, 15:24