News News

Back

Laboratório de Ecologia e Evolução de Sistemas Socioecológicos comemora 20 anos

Atividades comemorativas incluem eventos, concurso e lançamentos de livros

O Laboratório de Ecologia e Evolução de Sistemas Socioecológicos (LEA), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), completa 20 anos este ano. Como parte das atividades comemorativas, o laboratório lançou quatro livros e organizou uma programação que inclui concurso e eventos realizados nos meses de setembro, outubro e dezembro. Os eventos acontecem no Centro de Biociências (CB) UFPE, nos dias 9 de setembro, 30 de outubro e 12 e 15 de dezembro. Os livros podem ser baixados gratuitamente.

O valor das inscrições vai ser revertido para iniciativas que envolvem a causa animal, especialmente resgate de animais em situação de rua e seu encaminhamento para adoção responsável.

Confira abaixo e nos links mais detalhes

Livros

Fundamentos de Etnobiologia Evolutiva – Volume 2 

Aprendendo Etnobiologia 

Trajetórias acadêmicas: diferentes pessoas, diferentes jornadas 

Plantas utilizadas para a produção de artesanato pelo povo Fulni-ô: Ouricuri 

Eventos e concurso

Concurso Literário Biologia, Arte e Cultura 2022 
Inscrições até 30 de agosto
Divulgação dos premiados: 8 de setembro

Objetiva premiar obras inéditas nas categorias contos, crônicas e poesias, destinadas ao público adulto, escritas em língua portuguesa, por autores brasileiros que sejam alunos de pós-graduação vinculados ao CB/UFPE ou graduação dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas, Biomedicina e Bacharelado em Ciências Ambientais da Universidade.

Seminários em Etnobiologia 
9 de setembro
9h às 18h
Os pesquisadores e pesquisadoras vão abordar diferentes dimensões do relacionamento entre os seres humanos e o seu ambiente. Como a Etnobiologia é uma ciência interdisciplinar, os debates vão tangenciam domínios de conhecimentos relacionados entre si, como Ecologia, Evolução Cultural e Psicologia Evolucionista.

2ª Reunião de Psicologia Evolucionista e Comportamento Humano na UFPE 
31 de outubro
9 às 18h

A ênfase do evento é no comportamento e evolução da mente humana. Os temas abordados incluem atratividade e preferências sexuais, luto, habilidades artísticas e sua evolução na espécie humana e pensamento religioso.

Seminário Pensamentos Selvagens: ideias que religam segurança alimentar e sustentabilidade de sistemas alimentares 
15 de dezembro 
14h às 17h

Evento vai reunir cientistas que desenvolvem pesquisa com foco em segurança alimentar e sustentabilidade de sistemas alimentares. O título do seminário é uma referência à obra do antropólogo Claude Lévi-Strauss, que define o pensamento selvagem como uma forma de pensar em oposição à mentalidade domesticada e disciplinar.

Date of last modification: 17/08/2022, 15:51