News News

Back

Ivo Dantas recebe título de Professor Emérito da UFPE em cerimônia na FDR

Homenageado foi diretor da FDR de 1998 a 2002

Fotos: Raul Holanda

Reitor coloca o capelo no professor Ivo Dantas na solenidade

Em sessão solene realizada no Salão Nobre da Faculdade de Direito do Recife (FDR), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) outorgou o título de Professor Emérito ao docente aposentado Francisco Ivo Dantas Cavalcanti. A cerimônia foi realizada na manhã da sexta-feira (14), sob o comando do reitor Alfredo Gomes. “Ter Ivo Dantas na galeria de professores eméritos de nossa universidade engrandece nossa instituição, tornando-a maior e, sem sombra de dúvidas, melhor”, disse o reitor Alfredo. A honraria é concedida a professores aposentados que tenham se destacado em atividades de ensino, pesquisa e extensão e na administração universitária.

“Conheci o professor Ivo Dantas em 1976 e, naquela época, ele já conjugava duas características importantes: a qualidade de doutrinador e a experiência no Direito do Trabalho”, afirmou o diretor da Faculdade de Direito/Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), professor Francisco Queiroz Cavalcanti, responsável pelo discurso panegírico. “Ivo construiu sólidos pilares através de importantes trabalhos teóricos e asseguro que ele é um dos grandes especialistas no Direito Constitucional, que é algo tão relevante no estado democrático”, completou.

O homenageado, Alfredo Gomes e Francisco Queiroz na entrega do título

“Esta é a homenagem mais poderosa que pode ser concedida por uma universidade brasileira”, avaliou Ivo Dantas, o novo professor emérito da UFPE. Dantas deixou o discurso previamente escrito de lado e preferiu falar de improviso, revelando que não acreditou que seria homenageado no momento em que soube que receberia o título de Professor Emérito da UFPE. Contou ainda, em primeira mão, o desejo de fazer a doação de parte dos livros que compõem sua biblioteca para o acervo da Universidade.

Durante a cerimônia realizada no Salão Nobre da FDR, Ivo Dantas foi agraciado ainda com duas moções honrosas em reconhecimento à trajetória dele como jurista e pela contribuição para o desenvolvimento das ciências jurídicas. As homenagens foram concedidas pela Academia Pernambucana de Direito do Trabalho (APDT) e pela Academia de Letras Jurídicas de Olinda.

Solenidade ocorreu no Salão Nobre da FDR

HISTÓRIA – Francisco Ivo Dantas Cavalcanti é professor titular de Provas e Títulos da Faculdade de Direito do Recife (FDR), tendo sido diretor da FDR no quadriênio 1998-2002. Possui graduação em Direito e especialização em Direito Público pela Universidade Católica de Pernambuco - Unicap (1970 e 1985, respectivamente), além de mestrado em Sociologia pela UFPE (1976), doutorado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (1990) e doutorado em Direito pela UFPE (1997). É ainda livre-docente pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UFRJ (1989) e pela UFPE (1992).

É juiz federal do Trabalho aposentado e professor Honoris Causa da Escola Superior do Ministério Público do Ceará; membro efetivo da Associação Brasileira de Direito Processual Constitucional (ADPPC); membro da Academia Brasileira de Letras Jurídicas; do Instituto Iberoamericano de Derecho Constitucional (México) e do Consejo Asesor del Anuario Iberoamericano de Justicia Constitucional, Centro de Estudios Políticos y Constitucionales (CEPC), Madri/Espanha; e presidente do Instituto Pernambucano de Direito Comparado e da Academia Pernambucana de Ciências Morais e Políticas. 

Também é membro da Academia Pernambucana de Letras Jurídicas e do Instituto Pimenta Bueno - Associação Brasileira dos Constitucionalistas; membro efetivo do Instituto dos Advogados de Pernambuco; e fundador da Associação Brasileira dos Constitucionalistas Democráticos. Ivo Dantas também possui dezenas de artigos publicados em periódicos, bem como livros, capítulos de livros e trabalhos publicados.

Date of last modification: 17/04/2023, 15:21