News News

Back

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Estudos do Futebol Brasileiro abre seleção para bolsistas do Pibic

Os interessados devem se inscrever até o dia 10 de julho

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Estudos do Futebol Brasileiro (INCT- Futebol) abre uma vaga para a seleção de bolsistas referente ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). Os interessados em participar do projeto “Constituição da Linha de Pesquisa Futebóis de Mulheres, Indígena, Paralímpico e LGBTQIA+: mapeamento pesquisas e resguardando memórias” devem se inscrever até o dia 10 de julho, mediante preenchimento de formulário eletrônico.

O INCT Estudos do Futebol Brasileiro tem como objetivo principal formar e congregar pesquisadores em todas as fases de formação que priorizam estudar e pesquisar o futebol brasileiro. Podem se candidatar à vaga estudantes regularmente matriculados em qualquer curso de graduação da UFPE. Entretanto, a preferência é para os cursos de Ciências Humanas, Comunicação e Educação Física.

O projeto “Constituição da Linha de Pesquisa Futebóis de Mulheres, Indígena, Paralímpico e LGBTQIA+: mapeamento pesquisas e resguardando memórias” é coordenado pela antropóloga Caroline Soares de Almeida, pesquisadora do Laboratório de Antropologia Visual (LAV/UFPE), ligado ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da UFPE, e visa formar estudantes de iniciação científica, por meio de ferramentas metodológicas a fim de documentar o processo de criação da linha de pesquisa “Futebóis de Mulheres, Indígena, Paralímpico e LGBTQIA+”.

Outros pré-requisitos são: ter o currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes do CNPq; ter disponibilidade de 20 horas semanais para dedicar-se às atividades de pesquisa e de desenvolvimento da linha de pesquisa; ter bom desempenho acadêmico. O candidato também precisa ter familiaridade com a internet, demonstrando conhecimento e experiência no uso de pacotes Office, plataformas virtuais de videoconferência e de design gráfico/edição de imagens. Além disso, é necessário possuir acesso à internet, bem como conta corrente própria e ativa no Banco do Brasil. 

O processo seletivo compreende duas etapas: a primeira referente à análise dos currículos, históricos escolares e cartas de intenção, enquanto a segunda refere-se à entrevista individual. A pessoa selecionada deverá iniciar as atividades em 1º de agosto e receberá bolsa de iniciação científica do CNPq, no valor de R$ 700,00 mensais, depositada diretamente na sua conta bancária.

O INCT Estudos do Futebol Brasileiro, criado no início de 2023, é coordenado por Carmen Rial (UFSC) e Mariane Pisani (UFPI), e tem como objetivo principal formar e congregar pesquisadores em todas as fases de formação que priorizam estudar e pesquisar o futebol brasileiro.

Date of last modification: 29/06/2023, 16:13