News News

Back

Hospital das Clínicas promove ação educativa sobre o uso de eletrólitos

Ação educativa sobre a utilização correta dos eletrólitos será realizada nas Enfermarias na próxima quinta-feira (29)

O Setor de Farmácia Hospitalar e a Unidade de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente do Hospital das Clínicas da UFPE vão realizar ação educativa com os profissionais de saúde sobre a utilização correta dos eletrólitos nas Enfermarias, já que esses medicamentos são de alta vigilância, na próxima quinta-feira (29). A atividade lembra o Dia Mundial da Segurança do Paciente e que tem como foco, em 2022, a segurança no uso de medicamentos, com o tema “Medicação Sem Danos”.

“Essa será uma ação de orientação aos profissionais de saúde sobre os riscos ao paciente na administração inadequada de eletrólitos, um grupo de medicamentos que está classificado como potencialmente perigosos. Nosso objetivo é minimizar os riscos da administração equivocada dos eletrólitos no momento da diluição de outros medicamentos, diminuindo a disponibilidade deles nos setores, com a dispensação vinculada apenas à prescrição médica”, explica a farmacêutica Maria Cecília Leal, do HC.

Maria Cecília destaca que “a segurança do paciente tem como objetivos evitar lesões e danos aos pacientes decorrentes do cuidado, portanto, prevenindo acidentes e complicações no ambiente assistencial”.

Date of last modification: 27/09/2022, 11:29