News News

Back

HC promoverá Workshop de Segurança do Paciente

O evento será realizado no dia 22 deste mês, das 10h às 11h40, de forma on-line pela plataforma Microsoft Teams

O Setor de Gestão da Qualidade e Vigilância em Saúde em parceria com o Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital das Clínicas da UFPE, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), irá promover o I Workshop de Segurança do Paciente que terá como tema “Profissionais da Saúde em Harmonia: paciente seguro”. O evento será realizado no dia 22 deste mês, das 10h às 11h40, e o objetivo é disseminar e reforçar a importância dos cuidados com a saúde mental dos profissionais de saúde e como esse cuidado contribui para uma melhor assistência ao paciente. 

O workshop será realizado de forma on-line pela plataforma Microsoft Teams, sendo destinado aos profissionais, residentes e estudantes da instituição, e não é necessário realizar inscrição. Haverá emissão de certificados pelo Núcleo de Educação Permanente (Nepe) do hospital-escola. Confira aqui a programação. 

A primeira palestra terá como temática os “Sintomas psiquiátricos em profissionais de saúde na pandemia da Covid-19” e será ministrada pelo psiquiatra do HC Rodrigo Silva. Em seguida, o tema “Ferramentas para manter a saúde mental na pandemia da Covid-19” será abordado pela professora Rita Márcia Pacheco, da disciplina de Psiquiatria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

A programação ainda contará com as palestras “A comunicação com pacientes suspeitos ou confirmados da Covid-19” e “Como manter os relacionamentos interpessoais em tempos de pandemia”, que serão realizadas pelas psicólogas do HC Érika Neves de Barros e Luciana Souza Leão.

De acordo com a chefe da Unidade de Gestão de Riscos Assistenciais do HC, Adélia Monteiro, o workshop será realizado em comemoração ao Dia Nacional de Segurança do Paciente que é celebrado no dia 1º de abril, e este ano, a equipe decidiu focar na importância da saúde mental dos profissionais que estão trabalhando na assistência. “Decidimos focar na importância e na harmonia da saúde mental dos profissionais da saúde, pois a pandemia tem gerado muita sobrecarga e exaustão neles. Com a saúde emocional equilibrada, eles estarão mais dispostos e mais envolvidos com a segurança e o cuidado do paciente, o que implicará em uma assistência com mais qualidade”, explica.

Nos dias 19 e 20, também deste mês, haverá uma ação educativa e itinerante nas enfermarias da instituição com dinâmicas e treinamentos para prevenção de infecção relacionada à assistência à saúde. Dentre as ações que serão desenvolvidas estão a revisão da técnica de higienização das mãos, instruções sobre as precauções de contato e precauções respiratórias, além de orientações destinadas aos pacientes internados sobre os protocolos das metas internacionais de segurança. Eles receberão informações sobre a importância de estarem atentos à prevenção de quedas, de lesão por pressão, a prevenção de erros relacionados a sua identificação, dentre outros.

Date of last modification: 15/04/2021, 17:24