News News

Back

HC promove ação em prol do Dia Nacional de Segurança do Paciente

Houve distribuição de brindes, materiais educativos e sacolas de armazenamento de medicamentos

O Hospital das Clínicas da UFPE realizou ação educativa alusiva ao “Abril pela Segurança do Paciente” voltada para a sua comunidade, hoje (28) e que prosseguirá amanhã (29), nos halls das portarias. O evento contou com dinâmica de orientação dos profissionais, residentes e estudantes, na Portaria 1, e com momentos informativos para os pacientes na Portaria 4, além da distribuição de brindes, materiais educativos e sacolas de armazenamento de medicamentos. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Neste ano, a temática proposta pelo Ministério da Saúde é sobre o uso seguro de medicamentos. “Aproveitamos para lançar a campanha da sacola de medicamentos, que contém um folheto informativo no seu interior e orientamos os pacientes para que toda vez que venham ao hospital, tragam todos os seus remédios nela para uma melhor orientação sobre uso e armazenamento”, explicou a farmacêutica clínica da Nefrologia Regina Meira.

A enfermeira da UTI adulto do HC Janaina Vieira participou da dinâmica entre os profissionais: “A ideia foi abordada de maneira lúdica e descontraída, em uma troca prazerosa de conhecimentos que nos estimula a sempre procurar saber mais”.

Já Carlos Oliveira, paciente há mais de 30 anos do HC, afirmou ter aprendido bastante. “Já participei de quase todas as ações daqui e aprendi principalmente a olhar sempre a bula dos medicamentos para entender os efeitos colaterais e o que eu estou tomando. Para o paciente é muito importante porque a informação está em primeiro lugar”, comentou.

De acordo com a organizadora da ação, a farmacêutica clínica da UTI adulto Erika Facundes, o evento foi dividido em dois momentos. “O primeiro foi a iniciativa destas quinta e sexta-feiras; e o segundo terá culminância nos dias 5 (Dia do Uso Racional do Medicamento) e 6 de maio, quando acontece a II Jornada Científica da Unidade de Segurança do Paciente com o tema ‘Uso seguro e racional do Medicamento: Um desafio Interprofissional’”, pontuou.

A ação foi promovida pela Unidade de Farmácia Clínica e Dispensação Farmacêutica em parceira com a Unidade de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente.

Date of last modification: 28/04/2022, 12:40