News News

Back

HC inaugura moderno angiógrafo e amplia seu parque tecnológico

A previsão é de realizar dois mil procedimentos por ano

Fotos: Passarinho

Equipamento substitui um outro obsoleto que não tem mais
peças fabricadas para reposição

O Hospital das Clínicas da UFPE passa a contar com mais um moderno equipamento para auxiliar na assistência aos seus usuários, bem como no ensino e na pesquisa de seus médicos e alunos. É o angiógrafo Siemens Artis Zee, inaugurado na manhã de hoje (28), em solenidade que contou com as presenças do reitor Anísio Brasileiro, e do presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Kleber Morais, entre outras autoridades.

O novo equipamento substitui um outro obsoleto que não tem mais peças fabricadas para reposição. O angiógrafo “mapeia” anormalidades e diagnostica e previne doenças de veias e artérias, como infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC) e embolia pulmonar, entre outras. Os procedimentos de alta complexidade têm caráter tanto terapêutico quanto diagnóstico e são minimamente invasivos. 

Esses procedimentos estão disponíveis aos usuários já atendidos pelo HC e também para aqueles que são encaminhados (regulados) de outros serviços públicos de saúde de Pernambuco e até de outros Estados. A previsão é de realizar dois mil procedimentos por ano. O angiógrafo se soma a equipamentos de alta tecnologia presentes no HC, como o PET-CT e a ressonância magnética, entre outros.

“O coração de um hospital universitário é a sua pesquisa clínica e, para que tudo ocorra bem, é necessário contar com os melhores e mais avançados equipamentos do mundo. Eles são estratégicos para que a produção dos saberes caminhe ao lado do ensino e da assistência ao cidadão”, salientou o reitor Anísio Brasileiro.


Reitor disse que o coração de um hospital universitário é a sua pesquisa clínica

O presidente da Rede Ebserh, Kleber Morais, destacou o compromisso da estatal na melhoria dos serviços dos hospitais universitários federais. “O dever da Rede Ebserh é aprimorar a assistência à saúde da população sempre aliada ao ensino e à pesquisa, pilares das instituições de ensino. Cada vez que venho aqui ao HC, fico mais satisfeito com a evolução que estamos alcançando, desde as pequenas coisas até as grandiosas como esse equipamento”, afirmou Morais.

O superintendente do HC, Frederico Jorge Ribeiro, enalteceu a importância do trabalho em equipe. “Ninguém faz nada sozinho. Essa é mais uma conquista de todos. Graças a isso o HC segue no rumo de sua vocação na geração de conhecimento por meio das pesquisas e do ensino e na prestação de um serviço eficiente ao seu usuário”, destacou.


Superintendente destacou a importância do trabalho em equipe

O investimento foi de R$ 1,8 milhão, contando o valor do equipamento e dos serviços de adequações da estrutura para a instalação e correta manutenção do aparelho e seus acessórios. O equipamento já está em operação realizando exames nos pacientes, no 2º piso do HC, desde o último dia 6.

Date of last modification: 01/10/2018, 17:25