News News

Back

HC está com 11 vagas abertas no processo seletivo para o Programa de Residência em Enfermagem

O processo seletivo é organizado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE)

O Programa de Residência em Enfermagem (Prenf) do Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), está com 11 vagas abertas para a prova de Residência em Enfermagem 2021, distribuídas nas especialidades: Cirúrgica (duas vagas), Nefrologia (duas vagas), Saúde da Criança (duas vagas), Saúde da Mulher (três) e UTI (duas vagas). O processo seletivo é organizado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), as inscrições podem ser realizadas no site do Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (Iaupe) até o dia 27 deste mês.

De acordo com Ana Maria Teixeira, vice-coordenadora do Prenf HC-UFPE, a Residência de Enfermagem alicerça os conhecimentos técnicos científicos recebidos na academia e prepara os profissionais de enfermagem para a força de trabalho no SUS, dentro de sua área de escolha. Após dois anos de Residência,“o profissional estará habilitado para atuar na assistência em uma das cinco especialidades ofertadas”.

O maior diferencial da Residência em Enfermagem do HC é “possuir um corpo clínico de preceptores enfermeiros capacitados (especialistas, mestres e doutores) para ofertar conhecimentos técnicos e científicos necessários ao crescimento profissional dos residentes” afirmou Ana Teixeira. Ainda, segundo Ana, o HC exerce um excelente papel na condição de hospital-escola, sendo referência Norte e Nordeste em excelência no Ensino-Aprendizagem.

A enfermeira Constance Majoi, R1 da Residência em Enfermagem, disse que não teve dúvidas na escolha do Hospital das Clínicas para continuar a sua formação. “Fui aluna da UFPE e passei a graduação no HC, minha segunda casa. E, durante o curso, tive a oportunidade de rodar em outros hospitais, o que facilitou a minha escolha para a residência. O HC tem uma preceptoria de referência, não vi igual. Não tive dúvidas na escolha do hospital para realizar a residência, escolhi ser HC”, comentou.

O Prenf foi criado em 1993 e constitui modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, destinado ao enfermeiro, caracterizado por treinamento em serviço, em regime de tempo integral e dedicação exclusiva. Ele possui duração de 2 anos com carga horária semanal de 60 horas, totalizando, neste período 5.760 horas (20% de atividades teóricas e teórico-práticas e 80% de atividades práticas), distribuídas durante a semana, finais de semana e feriados. A carga teórica envolve disciplinas e atividades científicas com discussão dirigida.

Date of last modification: 21/12/2020, 17:00