News News

Back

HC, em parceria com o Hemope, realiza campanha de doação de sangue hoje e amanhã (10)

O evento, que é aberto ao público, ocorre das 9h às 12h e das 13h30 às 15h, na Unidade de Reabilitação, no térreo do hospital

Começou, hoje (9), a campanha para captação de doação de sangue no Hospital das Clínicas da UFPE, em parceria com o Hemope (Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco). O evento, que é aberto ao público, prossegue amanhã (10), das 9h às 12h e das 13h30 às 15h, na Unidade de Reabilitação, no térreo do hospital. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Não é necessário fazer agendamento.

A ação no HC é uma oportunidade para que profissionais, residentes e estudantes que atuam no hospital universitário, além dos usuários, seus acompanhantes e moradores das proximidades, possam doar sangue com maior comodidade. Foi assim que a estagiária de Biomedicina Mislane Cruz pôde realizar a sua primeira doação. “Faz tempo que eu já estava querendo doar e agora aproveitei a oportunidade com essa campanha aqui no HC”, explica a estudante.

Quem já tem o hábito de doar também aproveitou a chance. Foi o caso do auxiliar de remoção Fábio Severino Silva. “Eu, geralmente, faço a doação de três em três meses. Gosto de fazer e me sinto bem ajudando as outras pessoas”, relata.

A campanha de doação faz parte do Programa Pró-Sangue do HC, que atua em três eixos dentro do hospital-escola: o uso racional e seletivo de hemocomponentes, a ampliação da captação de doadores de sangue e o monitoramento dessas atividades. “A gente fazia as campanhas de sensibilização e conscientização para a doação, mas nem sempre as pessoas conseguiam se deslocar para um hemocentro e nos perguntavam por que não fazíamos aqui no HC. Procuramos o Hemope e montamos essa parceria”, explica a assistente social Alecsandra Albuquerque, uma das integrantes do Pró-Sangue.

Nesta edição, a campanha do HC com o Hemope tem como mote: “Pit Stop: Uma parada para vida”, com decoração e material de divulgação baseados em placas de trânsito adaptadas para o assunto da doação. Em parceria com o hemocentro, o HC já realizou campanhas semelhantes em novembro do ano passado e em julho deste ano sempre com boa quantidade de doadores.

Date of last modification: 09/11/2021, 15:22