News News

Back

HC e Hemope realizam nova campanha de doação de sangue nos dias 9 e 10 deste mês

A ação é aberta ao público em geral e realizada na Unidade de Reabilitação

O Hospital das Clínicas da UFPE promove mais uma ação para captação de doação de sangue, nos dias 9 e 10 deste mês, das 9h às 12h e das 13h30 às 15h. A ação é aberta ao público em geral e realizada em parceria com o Hemope (Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco), na Unidade de Reabilitação, no térreo do hospital, próximo ao Serviço de Reumatologia. O HC, que é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), já havia realizado ação semelhante em julho deste ano e em novembro de 2020, para ajudar a melhorar o estoque do hemocentro.

“O sangue não tem substituto, por isso a importância do exercício recorrente de solidariedade e responsabilidade sanitária perante toda a sociedade. Essa parceria com o Hemope permite uma maior aproximação com o doador já que há a descentralização da coleta de sangue. As nossas campanhas anteriores foram um sucesso porque contaram com o engajamento da comunidade do HC e da UFPE", destaca a assistente social Marcelle Nogueira, uma das organizadoras da ação e integrante do Programa Pró-Sangue do HC.

A campanha de doação de sangue faz parte do Programa Pró-Sangue do HC, que atua em três eixos dentro do hospital-escola: o uso racional e seletivo de hemocomponentes, a ampliação da captação de doadores de sangue e o monitoramento dessas atividades. Nesta edição, a campanha do HC com o Hemope tem como mote: “Pit Stop: Uma parada para vida”, com decoração e material de divulgação baseados em placas de trânsito adaptadas para o assunto da doação. Não haverá agendamento, bastando o candidato a doador se apresentar.

CRITÉRIOS – No Brasil, para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias de idade (com o limite de 60 anos, se for a primeira doação realizada na vida). Essa campanha do HC com o Hemope captará doadores a partir de 18 anos, por medidas de biossegurança para evitar aglomeração, já que os menores de idade precisam da presença de um dos responsáveis no ato da doação.

Além da faixa etária indicada para doação, é preciso pesar, no mínimo, 50 quilos, estar em bom estado de saúde, não ter tido gripe, resfriado ou covid-19 nos últimos 30 dias. Além disso, o doador tem que estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas), não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação, não fumar (cerca de três horas antes e após a doação) e não estar em jejum. No dia da doação, é importante apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação.

Vale lembrar que a doação é segura para o doador e para a pessoa que vai receber a transfusão sanguínea, já que uma série de medidas é tomada, como a triagem clínica da situação de saúde e hábitos de vida do candidato e testes para a detecção de doenças transmitidas pelo sangue.

Date of last modification: 03/11/2021, 14:36