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HC adota teleconsultas de Enfermagem em Puericultura
Cada teleconsulta de enfermagem tem geralmente duração de 30 a 60 minutos e ocorre às segundas, quartas e sextas-feiras pela manhã
O Hospital das Clínicas da UFPE, em parceria com o Núcleo de Telessaúde (Nutes), iniciou uma nova modalidade de atendimento por meio de plataforma digital: a Teleconsulta de Enfermagem em Puericultura. Uma alternativa para evitar o deslocamento e a permanência no hospital em um momento de pandemia. O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
“A experiência tem sido bastante positiva e bem aceita pelas famílias. As teleconsultas permitem a retomada da assistência e reduzem os riscos do deslocamento até o serviço e a exposição da criança nesse momento de pandemia”, explica a enfermeira da puericultura Joana Lidyanne Bezerra.
Foto: Divulgação
Teleconsulta evita deslocamento da criança até o hospital
As teleconsultas de Enfermagem foram autorizadas e normatizadas pela Resolução do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) nº 634/2020, e permitiram a retomada das consultas de rotina das crianças (até dois anos) que já eram acompanhadas no Ambulatório de Puericultura em Enfermagem, desde o início deste mês.
Um profissional do Serviço de Puericultura liga para a família da criança que já tem cadastro e pergunta sobre o interesse e a disponibilidade em realizar a teleconsulta. Se a resposta for positiva, é gerado um link para a videochamada via celular para a data e horário combinados com a família. O profissional participa pelo computador no consultório do HC.
Cada teleconsulta de enfermagem tem geralmente duração de 30 a 60 minutos e ocorre às segundas, quartas e sextas-feiras pela manhã. “Nela, avaliamos o crescimento e os marcos do desenvolvimento adequados à idade, além de darmos orientações sobre vacinas, alimentação e estímulos (motores e cognitivos)”, completa Joana Bezerra.
As consultas com os médicos são presencias e estão sendo agendadas por telefone pelo Hospital das Clínicas, priorizando as famílias que estavam marcadas durante o período em que o serviço precisou ser paralisado em função da pandemia. Esse mesmo padrão tem sido adotado nos outros serviços do HC, nesse período de retomada gradual das atividades.