News News

Back

Grupo Mima UFPE recebe inscrições para o evento Mulheres da Ciência

A edição 2022 ocorre de 29 de novembro a 1º de dezembro, de maneira presencial, no Campus Recife

Conferências, arenas e oficinas fazem parte da programação do Mulheres da Ciência, evento em que mulheres se reúnem para falar sobre ciência e representatividade. Ele é uma das vertentes do Movimento de Integração de Mulheres e Aprendizagem (Mima), grupo que conta atualmente com 21 integrantes, de estudantes de graduação a doutorandas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A edição 2022 ocorre de 29 de novembro a 1º de dezembro, de maneira presencial, no Campus Recife.

“Trazemos oficinas e palestrantes, do ramo científico e de outros setores da sociedade, para discutirmos e divulgarmos pautas, ações resolutivas e atividades inclusivas. Visamos contribuir para a equidade, aumentando a consciência do nosso próprio papel em todos os processos de desenvolvimento humano”, afirmam as organizadoras.

As inscrições para qualquer uma das atividades são realizadas por meio do preenchimento do mesmo formulário on-line. Para confirmar a inscrição, a pessoa deve entregar um produto de limpeza ao fazer o credenciamento no local do evento – um pacote de sabão em pó (500 g) e/ou de sabão em barra para roupa (900 g a 1 kg). O material será destinado à ação solidária voltada para mulheres em situação de cárcere.

As atividades do evento Mulheres em Ciência serão realizadas na Coordenadoria do Ensino de Ciências do Nordeste (Cecine) da UFPE. O uso de máscaras será obrigatório no auditório e nas salas durante a máscara.

As oficinas são concentradas no primeiro dia e contemplam temas variados – “A atuação de psicólogos(as) junto aos povos indígenas”, “Astronomia utilizando materiais de baixo custo”, “Sabão ecológico à base de óleo usado”, “O que é ciência afinal?”, “Noções introdutórias sobre privacidade e proteção de dados pessoais” e “É sempre hora do chá”. As organizadoras do evento alertam que é importante ler toda a descrição da oficina escolhida, pois é preciso providenciar materiais previamente para se fazer algumas delas.

As arenas (um formato inspirado nos debates filosóficos) e as conferências ocorrem também nos outros dias. Além disso, foram produzidos vídeos curtos, intitulados “Fala então, Mulher” (FEM), que serão publicados nas redes sociais do evento. A proposta é inspirada nos eventos TED Talks. No caso do FEM, mulheres contam histórias sobre os bastidores da ciência e sobre outras situações “que não são noticiadas ou que não cabem no currículo”.

Mais informações
Mulheres da Ciência no Instagram 
Mulheres da Ciência no Twitter 

Date of last modification: 26/10/2022, 16:31