News News

Back

Governo do Japão homenageia professor da UFPE com diploma de honra ao mérito

A honraria é concedida a pessoas que contribuíram para promover a compreensão mútua e o fomento das relações de amizade entre Japão e Brasil

O governo japonês homenageou o professor titular do Departamento de Bioquímica e diretor científico do Instituto Keizo Asami (iLika) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) José Luiz de Lima Filho com o Diploma de Honra ao Mérito do Ministro dos Negócios Estrangeiros. A honraria é concedida a pessoas que contribuíram para promover a compreensão mútua e o fomento das relações de amizade entre Japão e Brasil. Os premiados são presenteados com um certificado de premiação e um presente comemorativo. Este ano, as comendas vão ser concedidas a 197 indivíduos e 48 grupos.

O Governo do Japão define como principais méritos para premiação de José Luiz, desde que assumiu o cargo de diretor do iLika-UFPE, o fato de o professor ter trabalhado continuamente com institutos de pesquisa japoneses para realizar treinamento em países em desenvolvimento e assim melhorar a qualidade de tratamentos de doenças tropicais na América Latina. “Neste momento, temos uma aluna na Universidade de Nagasaki e outra na Universidade de Kyoto. Fico muito feliz com esta honraria, fruto de várias décadas trabalhando com entidades japonesas”, comemora o diretor.

O pesquisador explica a importância da homenagem e o que foi levado em conta para a escolha. “Essa honraria é concedida a pessoas que, por anos, realizaram projetos de colaboração com entidades japonesas. Os critérios de avaliação foram, inicialmente, baseados no currículo, na história de colaboração e nos resultados obtidos a partir dela. Os projetos incluem parcerias bem sucedidas na área científica, com empresas, com universidades e na formação de recursos humanos”, explica ele.

Para conceder a comenda, foi considerado o trabalho de José Luiz no estabelecimento de relações com os setores industrial e acadêmico do Japão, o que contribuiu para o desenvolvimento de um kit de reagentes para detecção de RNA do vírus zika, e promoveu a difusão da uma boa imagem do Japão. O professor, durante a pandemia de covid-19, também realizou diversos webinars sobre a quantidade reduzida de pessoas infectadas no Japão, o que contribuiu para a divulgação das atividades do Consulado-Geral do Japão no Recife. Por fim, José Luiz, além de implementar parcerias de cooperação técnica com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), também tem se esforçado para promover relações de amizade e entendimento mútuo entre os dois países.

Date of last modification: 31/08/2022, 15:01