News News

Back

Filme de professor da UFPE participa de festival de documentário na Bahia

O documentário retrata, em 96 minutos, a experiência de norte-americanos da agência federal estadunidense Corpos da Paz a partir dos anos 1960

Amanhã (6), às 19h30, ocorre a exibição do filme documentário “Em Nome da América”, dirigido pelo professor Fernando Weller, do curso de Cinema da UFPE, no Festival de Documentário de Cachoeira, na Bahia. O documentário retrata, em 96 minutos, a experiência de norte-americanos da agência federal estadunidense Corpos da Paz a partir dos anos 1960, no Brasil, que acreditavam que o Nordeste do país poderia aderir aos ideais comunistas.

Os estadunidenses atuaram em projetos comunitários, nas áreas da saúde, educação, e principalmente, em cooperativas agrícolas. Na época, a cidade de Recife sediou umas das mais ativas agências de cooperação internacional, visando controlar a influência comunista, representada pelas Ligas Camponesas do advogado e político Francisco Julião. “No filme, procuro explorar essa presença ambígua dos americanos no Brasil, sem pré-julgar os personagens, mas situando suas ações em um contexto político maior, que ia além das vontades individuais”, explica o professor.

Weller mapeou, desde 2008, centenas de ex-voluntários estadunidenses que viveram em Pernambuco – ao longo de dois foram entrevistados. O professor materializou na tela suas preocupações nos campos da linguagem documental e da pesquisa histórica. “Em Nome da América” é o primeiro longa-metragem do cineasta.

O roteiro foi selecionado pelo edital Longa Doc do Ministério da Cultura 2013 e recebeu também recursos do 7º Edital Funcultura Audiovisual/ Fundarpe- Governo do Estado de Pernambuco.

Mais informações
Departamento de Comunicação - DCOM
(81) 2126.8305

Date of last modification: 05/09/2017, 13:40