News News

Back

FDR faz exposição de postais da Coleção Francisco Barros

Com o total de 28 postais, a coleção foi adquirida por meio de leilões e em feiras de antiguidades

O projeto Memória Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife (FDR)/Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da UFPE realiza, no dia 14 deste mês, às 18h, no hall da FDR a abertura da exposição de postais Coleção Francisco Barros, que faz uma leitura da história da FDR, contada pelas imagens estampadas nesta coleção tão singular de postais. A exposição vai até o dia 28 deste mês.

Antes das redes sociais, as atualizações de viagens eram comumente feitas através de cartões postais. Muito utilizados nos séculos XIX e XX, os postais facilitavam o envio de uma mensagem e permitiam mostrar os lugares, pois são sempre estampados com uma bela imagem que pode ser fotografada, desenhada ou pintada. Menos populares nos dias atuais, os postais são mais cobiçados por colecionadores e alguns constituem verdadeiras relíquias, visto que servem como um registro de memória. É exatamente isto que representa a coleção do professor Francisco Barros, da FDR: a memória da Faculdade de Direito do Recife contada através de cartões postais.

Segundo o professor, a coleção foi iniciada a partir do desejo de acompanhar a transformação urbana ao redor da FDR com a passagem do tempo. “A coleção surgiu quando, há alguns anos, vi dois postais antigos – da época da inauguração do Palácio da FDR – e saltou aos olhos o diálogo entre a permanência da edificação e a transitoriedade do entorno. Passei a colecionar esses postais pelo testemunho que trazem sobre a evolução urbanística da área e pela sua capacidade de comunicarem, pelos Correios, a excepcional beleza de nossa faculdade a vários locais do mundo”, diz Francisco Barros.

Com o total de 28 postais, a coleção foi adquirida por meio de leilões e feiras de antiguidades. Os cartões foram impressos no Recife, em São Paulo e, até mesmo, na França e na Itália.

Date of last modification: 11/03/2022, 17:08