News News

Back

Experiência do HC na proteção ao aleitamento materno é destaque em evento on-line da SBP

Hospital universitário, no Recife, é referência na promoção e proteção desse ato

Referência na proteção e promoção do aleitamento materno, o Hospital das Clínicas da UFPE participou do evento on-line “Experiências exitosas do pediatra em aleitamento materno”, promovido pela Sociedade Brasileira de Pediatria, que contou com os relatos sobre o cuidado adotado pelos professores e preceptores do HC na formação dos médicos residentes na área. A live foi realizada na noite da segunda-feira (30), em alusão à campanha Agosto Dourado, que incentiva a amamentação. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

“É importante divulgar que, no HC, nos preocupamos em formar médicos que, além de basear suas condutas nas melhores evidências científicas, tenham compromisso com ética, atuando para proteger a população dos interesses abusivos das indústrias. No caso das ações das indústrias de fórmulas infantis, além de atuarem confundindo os jovens médicos para prescreverem seus produtos, enfraquecem a capacidade desses profissionais protegerem o aleitamento materno exclusivo, e sabemos que isso pode ser muito danoso para uma população”, explica a chefe do Serviço de Gastroenterologia Pediátrica e vice-coordenadora da Residência Médica dessa especialidade no HC, Kátia Brandt.

Em vídeo, Kátia Brandt destacou o trabalho realizado junto aos residentes do hospital-escola na promoção e proteção do aleitamento materno contra o marketing abusivo das indústrias de fórmulas infantis, que tentam vender seus produtos como substitutos ao leite materno, que é o alimento mais completo para os bebês.

“Me chamou muito a atenção a facilidade de acesso dos representantes das indústrias de fórmulas infantis aos nossos residentes e as informações que eles traziam como verdade e que a gente sabia, obviamente, que eram sujeitas a várias críticas. Entendendo que não poderíamos impedir esse acesso e que a melhor estratégia seria educar os nossos residentes para essa vivência (com os representantes), adotamos a estratégia de discutir o tema após cada visita dos representantes ou após a ida a eventos que a indústria promovia como aula”, destaca Kátia Brandt, que é presidente da Sociedade de Pediatria de Pernambuco e professora do Centro de Ciências Médicas (CCM) da UFPE.

Ela complementou: “Fazíamos um debate crítico sobre o que havia sido apresentado pela indústria. Em 2019, foi organizado um evento em parceria com a Sociedade de Pediatria de Pernambuco e o Conselho Regional de Medicina que tratou desse relacionamento ético com as indústrias, particularmente, às de fórmulas infantis.”

Residente em Gastroenterologia Pediátrica do HC de 2019 a 2021, a médica Renata Zucatelli citou a importância dessa formação crítica sobre o relacionamento com as indústrias de fórmula em desfavor do aleitamento materno. “Tive, no HC, a oportunidade de ter esse nível de comprometimento dos meus professores em relação a esse pensamento ético que eu precisava desenvolver e propagar. E com isso, vi a importância de isso ser abordado durante a formação para sairmos de maneira mais ética em todas as nossas relações não apenas médico-paciente, mas principalmente indústria-médico no dia a dia, no consultório, nos eventos”, ressalta.

Desde o ano 2000, o HC integra a Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), que é uma estratégia mundial criada pela Organização Mundial da Saúde e pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno no âmbito hospitalar.

Date of last modification: 01/09/2021, 16:26