News News

Back

Evento ‘Setembro Surdo’, da UFPE, levantará debate acerca da comunidade surda brasileira

Haverá atividades remotas e presenciais, inclusive exibição de filme no Cinema da UFPE

Para lembrar o Dia Mundial das Línguas de Sinais, comemorado no dia 10, o Dia Nacional dos Surdos, no dia 26, e o Dia Internacional do Surdo, em 30 de setembro, a UFPE realiza o evento “Setembro Surdo”, de 19 a 23 deste mês, mediado pelo curso de Licenciatura em Letras/Libras, da UFPE, e Proacesso Libras, coordenado pelo professor Carlos Mourão, do Departamento de Letras.

O evento, que terá “Acessibilidade em Libras: um direito e uma experiência comunitária” como eixo central e norteador, objetiva envolver a comunidade acadêmica da UFPE e a sociedade pernambucana em torno do debate sobre a acessibilidade e os direitos da pessoa surda, promover o protagonismo dessas pessoas, dando visibilidade e atualização aos temas e produções acadêmicas e artísticas dessa população dentro e fora do curso de Letras/Libras da UFPE e oportunizar a participação de estudantes do curso de Letras/Libras em ações de extensão, contribuindo para as formações acadêmicas desses discentes.

As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. A presença para aqueles que têm interesse em participar da campanha deve ser confirmada através do documento, onde o interessado deve preencher um pequeno formulário com nome completo, e-mail e apresentando-se como estudante da UFPE ou visitante e ouvinte ou surdo, para que a organização do evento possa realizar uma amostra inclusiva e satisfatória para todos os participantes.

Além da inscrição principal, deverá ser feita uma segunda confirmação de participação pelo link, que também segue o mesmo formato de preenchimento, para assistir a um documentário da sessão Alumiar do Cinema da UFPE, que ocorrerá no dia 22 deste mês.

Programação

- No dia de abertura (19), o evento contará com uma mesa com convidados na abertura, às 8h30, duas palestras remotas com professores e convidados e uma apresentação em Libras logo em sequência. O dia se encerra às 11h30.
- No dia 20, as atividades são abertas com uma mesa-redonda, às 8h, que precederá uma palestra remota, iniciando às 11h30.
- O terceiro dia terá uma atividade de conscientização e promoção da Libras nos espaços institucionais, como reitoria e corpo discente.
- O Cinema da UFPE será palco da sessão Alumiar no penúltimo dia do evento. Será exibido o documentário “Um lugar ao sol”, acessível em Libras, que contará com a presença do diretor Gabriel Mascaro (que também participará de um bate-papo pós-sessão). Para assistir ao documentário e participar da sessão, o interessado deve realizar mais uma inscrição, como já antecipado, pelo link supracitado referente à sessão de cinema.
- O dia de encerramento será o mais agitado e promoverá uma mesa-redonda, uma palestra remota e duas apresentações culturais, além, claro, da cerimônia de encerramento do evento, com agradecimentos e as considerações finais.

Mais informações
Instagram @letralibrasufpe
(81) 2126.7732
librasufpe.cac@gmail.com

Date of last modification: 08/09/2022, 14:40