News News

Back

Evento na FDR discute genocídio e epistemicídio do povo negro no próximo dia 13

A palestra é aberta ao público e não é preciso fazer inscrição

“A dominação patriarcal e eurocristã: genocídio e epistemicídio do povo negro” é o título da palestra a ser realizada às 18h30 do dia 13 deste mês, na escadaria da Faculdade de Direito do Recife (FDR), na área central da cidade. O evento marca a comemoração da assinatura da Lei Áurea, documento legal da abolição da escravatura no Brasil, em 13 de maio de 1888. A palestra é aberta ao público e não é preciso fazer inscrição.

A mesa do evento será composta por Elis Lages, membra do Colegiado do Movimento Negro Evangélico de Pernambuco; Mãe Jane de Oyá, professora de História e líder de terreiro; Thayane Fernandes, cientista social e mestranda em Antropologia do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da UFPE e integrante do Laboratório de Estudos Avançados de Cultura Contemporânea. Haverá, ainda, intervenção artística com Bione, poetisa, finalista do Slam BR 2018 e escritora.

O objetivo do evento é discutir o processo de colonização, que, para além de instituir o controle físico-geográfico sobre um território, inscreve sobre o terreno invadido um conjunto de relações sociais e espaciais. Nesse sentido, estando o Brasil inserido na periferia da modernidade, emerge a necessidade de ecoar as reflexões acerca das narrativas teológicas e patriarcais da colonialidade e suas influências na estruturação do sistema de dominação, manutenção e perpetuação do epistemicídio e genocídio da população negra no Brasil.

A palestra é uma promoção do Grupo de Estudos Afrocentrados Baobá, coletivo de pesquisa criado por estudantes negros da Faculdade de Direito do Recife, que hoje acolhe graduandos e pós-graduandos de outras áreas do conhecimento e desenvolve estudos em epistemologias africanas com aplicação multidisciplinar.

Mais informações:
Karoline R. do Monte de Lima (graduanda em Direito – UFPE)
(81) 99660.6144

 

Date of last modification: 08/05/2019, 15:13