News News

Back

Evento busca a solidificação da cooperação internacional entre UFPE, UFBA e Uppsala University

O encontro foi organizado pela Positiva e pela Diretoria de Relações Internacionais da Universidade, UFBA e Cetene

As energias renováveis foram o assunto discutido no final da manhã e início da tarde de ontem (20), na sala de reunião do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), por pesquisadores e estudantes da UFPE, UFBA e Uppsala University, da Suécia. O encontro fez parte do II Workshop Brasil-Suécia: Energia, Aplicações Biológicas e Colaborações Científicas, que termina hoje (21).

Foto: Passarinho

Universidades fortalecem cooperação durante o encontro que termina hoje

“É o segundo encontro da UFPE, juntamente com a UFBA e a Uppsala, que têm interesses conjuntos em algumas linhas de pesquisa. Este encontro serve para aproximar projetos que possam ser desencadeados, em breve, com as universidades”, explicou o diretor adjunto da Positiva - Diretoria de Inovação da UFPE, Sérgio Aguiar. O evento foi organizado pela Positiva e pela Diretoria de Relações Internacionais da Universidade, juntamente com o professor Antônio Ferreira, da UFBA, e o Cetene.

“Desejamos estabelecer uma cooperação internacional entre as universidades, não só focado em energias renováveis, mas também na área da saúde. Em abril, tivemos um primeiro encontro e agora estamos tentando solidificar essa cooperação”, afirmou o professor Antônio Ferreira. 

O reitor Anísio Brasileiro participou da abertura do encontro e destacou a importância da pesquisa no desenvolvimento global. “É uma satisfação estarmos aqui, onde o foco é a pesquisa e a cooperação internacional e científica. O futuro está aqui”, disse o reitor. Ele foi seguido do pesquisador Carlos Moysés Araújo, da Uppsala University. “Existe uma forte intenção de várias universidades suecas em fortalecer a cooperação com o Brasil e a UFPE é sempre um referência nesse sentido”, afirmou.

A abertura do seminário foi seguida de palestras dos pesquisadores da Uppsala University, da UFBA e da UFPE, além de discussões. No turno da tarde, houve reunião para discutir iniciativas de colaboração estratégica na internacionalização entre as universidades. Hoje, os trabalhos começam com visitas aos laboratórios do Cetene e seguem com discussões científicas. 

Date of last modification: 21/07/2017, 12:39