News News

Back

Estudantes de Direito ganham prêmio em congresso promovido pelo Ministério da Defesa

Artigo premiado investiga política externa brasileira no contexto de disputa hegemônica entre Estados Unidos e China

Estudantes do curso de Direito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foram premiados no 18º Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional, promovido pela Escola Superior de Defesa, ligada ao Ministério da Defesa. João Sales Zaidan, Laura Gabriella Muniz da Silva, Ana Cavalcanti Mendes de Sáles, Pedro Araújo e João Fonseca apresentaram artigo que ficou em 3º lugar na premiação concedida aos melhores artigos. O 18º Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional aconteceu na Academia da Força Aérea, em Pirassununga (SP), de 28 a 31 de agosto.

Foto: Divulgação

Estudantes comemoram resultado do congresso acadêmico

O trabalho premiado tem o título “Prospectos de uma Nova Ordem: disputa hegemônica entre Estados Unidos e China e os caminhos da Política Externa Brasileira no sistema internacional”. Os estudantes produziram a pesquisa sob orientação da professora Flavianne Nóbrega, de Direito Constitucional e Teoria do Estado, e de Carina Calábria, pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPE.

Resumo do Artigo

O presente artigo objetiva discutir como a política externa e de defesa brasileira poderá ser transformada e transformar o novo sistema internacional que está se formando com a disputa hegemônica entre Estados Unidos e China. Desse modo, é feita uma retomada em relação ao debate teórico relacionado ao que se pode chamar de transição de poder entre os dois países, também debatendo a condição de potência à luz da literatura sobre a questão. A pesquisa também sublinha os paradigmas da política externa brasileira, com ênfase para questões como o autonomismo e diferentes interpretações sobre a cooperação e o multilateralismo, de modo a oferecer um aporte para o objetivo geral do artigo. Então, discutem-se pontos estratégicos para o Brasil que poderão sofrer mudanças/transformações no contexto da ascensão chinesa no sistema internacional, de modo a pensar como o país poderá assegurar seus interesses em um novo regime, a partir de uma noção de realismo hobbesiano, bem como qual será a influência do Brasil em moldar as regras do sistema, no que Pinheiro (2000) chama de realismo grotiano.

CIÊNCIA POLÍTICA - Também participou do congresso uma equipe de alunos do curso de Ciência Política, sob a responsabilidade do doutorando Renato Lira Brito (PPGCP/UFPE), que apresentou o trabalho "Panorama das Políticas de Defesa e Segurança Cibernéticas no Brasil". A participação de equipes do Departamento de Ciência Política da UFPE no Congresso Acadêmico de Defesa Nacional já se tornou uma tradição, especialmente incentivada pelo professor Marcos Aurelio Guedes de Oliveira, coordenador do Núcleo de Estudos Americanos e do Grupo de Pesquisa O Brasil e as Américas.
 

Date of last modification: 15/09/2023, 16:35