News News

Back

Equipe Lampiões-UFPE conquista 3º lugar no Aberto de Rugby em Cadeira de Rodas de João Pessoa

A criação da equipe teve origem no Projeto de Extensão Paradesporto, coordenado pelo professor Saulo Oliveira, do CAV

A equipe Lampiões-UFPE, primeira equipe de rugby em cadeiras de rodas de Pernambuco, conquistou o 3º lugar no I Aberto de Rugby em Cadeira de Rodas de João Pessoa. O evento foi realizado de 24 a 27 de maio, pelo Laboratório de Estudo e Pesquisa em Atividade Física Adaptada para Pessoas com Deficiência (Lepafa) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e pela Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABRC).

Foto: Divulgação

A Lampiões-UFPE é a primeira equipe de rugby em cadeiras de rodas de Pernambuco

A criação da equipe teve origem no Projeto de Extensão Paradesporto, coordenado pelo professor Saulo Oliveira, do Centro Acadêmico de Vitória (CAV) da UFPE. Estudantes do curso de Educação Física do CAV e do curso de Fisioterapia do Campus Recife também participaram da formação, que contou com três atletas de outros clubes do Brasil, com auxílio da ABRC.

A equipe que competiu em João Pessoa foi composta pelos atletas Raul Madeira Cardoso, Eduardo José de Azevedo, Reginaldo Ignácio Ferreira, Luana Karolaine Ferreira Cavalcante, Julierme Augusto de Souza, José Higino Oliveira Souza e Mateus Soares.

O professor Saulo Oliveira assumiu o posto de head coach da Lampiões-UFPE, trabalhando junto com a comissão técnica formada por Simone Alves de Souza (staff), Ana Paula Ferreira de Brito Silva (staff), Adilson Henrique de Oliveira (mecânico), Rhebeka Brennda Alves dos Santos (auxiliar de saúde), Lucas Romeu da Silva (auxiliar técnico), Laís Polyane Assis Gomes (auxiliar técnica) e Heloisa Santini (Staff).

Os treinos do Lampiões-UFPE são abertos à comunidade e ocorrem sempre às quartas e sextas-feiras, das 8h às 12h, no Departamento de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Pernambuco (campus Recife).

Além da equipe pernambucana, participaram do I Aberto duas equipes da Paraíba (Arretados A e Arretados B), uma de Brasília (Cetefe-Lobos) e outra formada por atletas de vários estados brasileiros que se inscreveram individualmente (Misto).

Eles podiam competir em duas modalidades: o rugby em cadeira de rodas paralímpico e o rugby 5. Na primeira modalidade, podem participar atletas com tetraplegia ou tetraequivalência, jogando no esquema 4 contra 4, e a partida é formada por quatro tempos com duração de oito minutos. Na segunda modalidade, as equipes são formadas exclusivamente por atletas com paraplegia, jogando no esquema 5 contra 5, e a partida é formada por dois tempos com duração de doze minutos.

FORMATO DO EVENTO – A programação do I Aberto de Rugby em Cadeira de Rodas teve início com a parte teórica de dois cursos: o de Classificação Funcional (para profissionais e estudantes dos cursos de Medicina, Fisioterapia e Terapia Ocupacional) e o de Arbitragem (para estudantes e profissionais de Educação Física). A parte prática das duas formações ocorreu justamente durante os jogos.

Mais informações
Lampiões no Instagram

(81) 99238-6030 (Whatsapp)

Date of last modification: 05/06/2023, 15:28