News News

Back

Equipe da UFPE participa da 28ª Competição de Julgamento Simulado do Sistema Interamericano de Direitos Humanos

A 28ª edição do evento acontece, de 21 a 26 deste mês, em Washington, nos Estados Unidos

As estudantes Marianne Tolêdo e Thaís Gambôa, ambas do 8º período do curso de Direito da Universidade Federal de Pernambuco, representam a UFPE na Competição de Julgamento Simulado do Sistema Interamericano de Direitos Humanos. A 28ª edição do evento acontece, de 21 a 26 deste mês, em Washington, nos Estados Unidos, com o tema “Igualdade e Direitos Humanos: Enfrentando a discriminação racial”. A dupla viaja no dia 19 deste mês.

As duas oradoras da UFPE foram escolhidas mediante seleção interna na Faculdade de Direito do Recife (FDR). A equipe tem como treinador Pedro de Paula Lopes Almeida, doutorando em Direito pela Universidade. A orientadora é Flavianne Nóbrega, professora da FDR e coordenadora do Programa de Extensão Acesso ao Sistema Interamericano de Direitos Humanos – aSIDH. Antes da viagem de Marianne e Thaís aos Estados Unidos, a equipe fará, na próxima segunda-feira (15), um treinamento na FDR/Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da UFPE.

O evento internacional é trilíngue (inglês, espanhol e português) e treina estudantes de Direito no uso do Sistema Legal Interamericano como um fórum legítimo para a reparação de violações de Direitos Humanos. Na competição, que inclui memorial escrito e argumentação oral, os estudantes discutem os méritos de um caso hipotético, baseado em um tema atualmente debatido dentro do Sistema Legal Interamericano de Direitos Humanos.

Segundo a professora Flavianne Nóbrega, o evento aprimora a formação dos estudantes nessa área, além de incentivar o debate de temas relevantes para a sociedade. “É muito enriquecedor ter essas contribuições”, afirma.

A competição é organizada pela Academy on Human Rights and Humanitarian Law da American University Washington College of Law, em parceria com a Corte Interamericana de Direitos Humanos e Comissão Interamericana de Direitos Humanos. Desde seu início, em 1995, a competição treinou mais de 4.800 estudantes e professores de mais de 360 universidades nas Américas e além. 

Date of last modification: 11/05/2023, 16:40