News News

Back

Educador Paulo Freire é tema de evento realizado no Centro de Educação da UFPE

Encontro reuniu professores, técnicos, pesquisadores, estudantes e representantes de entidades do setor de educação

O pensamento de Paulo Freire, patrono da educação brasileira, foi o foco do evento “Dialogando e Esperançando no Centenário de Paulo Freire em Tempos Futuros”, realizado hoje (16). A abertura aconteceu pela manhã, no Anfiteatro Professora Iracema Pires, que fica no Centro de Educação (CE) da UFPE, Campus Recife. Promovido pelo Centro Paulo Freire – Estudos e Pesquisas, com parceria da Cátedra Paulo Freire da UFPE, do CE e de outras instituições, o encontro reuniu professores, técnicos, pesquisadores, estudantes e representantes de entidades do setor de educação.

Fotos: Anthony Santana

Estudiosos da área de educação estiveram reunidos durante todo o dia

“O objetivo maior é reforçar esse legado de Paulo Freire, difundir o pensamento de Paulo Freire, mas especialmente fechando esse ciclo [do centenário de Paulo Freire, celebrado desde 2021]”, explicou a presidente do Centro Paulo Freire, Maria Erivalda dos Santos Torres. Durante a abertura, houve apresentação da cantora Luiza Villar, que é aluna do 3º período do curso de Pedagogia da UFPE, e da poetisa Odailta Alves, além de homenagem a Inez Fornari de Souza, que foi diretora administrativa do Centro Paulo Freire e faleceu na última segunda-feira (12).

Reitor destaca importância do legado de Paulo Freire

O reitor Alfredo Gomes destacou o comprometimento de Paulo Freire no processo de transformação social e na defesa da educação. “Esta Universidade está comprometida em deixar esse legado como uma referência de vida para todos nós e para a população de maneira geral”, defendeu.

“Estamos fechando o centenário de Paulo Freire hoje. Tivemos um ano também complicado com a pandemia, mas fizemos coisas maravilhosas comemorando o centenário do nosso patrono da educação brasileira”, celebrou o vice-reitor Moacyr Araújo. Para a diretora do CE, Ana Lúcia Félix, o evento de hoje (16) mostrou-se relevante para a continuidade dos estudos e das práticas de Paulo Freire na sociedade.

A mesa solene de abertura teve a participação do reitor Alfredo Gomes; do vice-reitor Moacyr Araújo; de Maria Erivalda dos Santos Torres; de Ana Lúcia Félix; de Ivete Caetano, presidente do Sintepe; de Marília Gabriela Guedes, da Cátedra Paulo Freire da UFPE; e de Aluízio de Arruda, coordenador do Fórum de Educação de Jovens e Adultos de Pernambuco (EJA/PE). A programação do encontro, ao longo do dia, incluiu mesas de debate, apresentações culturais e lançamento de livros.

Date of last modification: 19/09/2022, 15:59