News News

Back

Editora UFPE lança e-book sobre aglomeração urbana do Recife e de sua região metropolitana

Livro eletrônico será lançado amanhã (16), data em que passará a estar disponível para download gratuito

A partir de amanhã (16), o portal de e-books gratuitos da Editora UFPE passará a disponibilizar sua mais recente incorporação, o livro “Recife despedaçado: distopias urbanas e espaços de resistência metropolitanos”. Escrita pela professora titular do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Edvânia Tôrres Aguiar Gomes e pela docente associada do Departamento de História da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Mariana Zerbone Alves de Albuquerque, a obra será lançada oficialmente na mesma data da sua disponibilização para download, como parte do “1º Simpósio de estudos sobre o Recife: repensando a metrópole”, às 13h, na mesa temática “Recife: Desenvolvimento e Meio Ambiente”, no anfiteatro do Centro de Ensino de Graduaçao (Cgoe), do Campus Sede da UFRPE, localizado no bairro recifense de Dois Irmãos.

O livro apresenta uma coletânea de artigos sobre as dinâmicas socioespaciais da Região Metropolitana do Recife (RMR), com ênfase na cidade que empresta o nome à região. Na obra, as autoras aprofundam e consolidam o conhecimento da cidade e de sua região na perspectiva do conhecimento crítico, pautado na realidade empírica do Recife. Para isso, elas analisam um conjunto de problemas e situações típicos da metrópole, buscando explicações teóricas capazes para balizar a excelência do conhecimento empírico das autoras sobre a RMR.

Entre os vários temas, o livro aborda os vetores atuais do crescimento da cidade, destacando a Via Mangue, as resistências ao planejamento estratégico na Região Metropolitana do Recife, a requalificação do antigo porto da cidade, as obras da Copa do Mundo e o Complexo Portuário de Suape. Por isso, na feitura de cada artigo, identificam intencionalidades e táticas utilizadas nos embates do processo de produção e reprodução do espaço urbano, sob determinadas condições aguçadas segundo momentos históricos específicos. Assim, as autoras apontam links que, partindo da particularidade, permitem compreender a práxis metropolitana recifense em sua totalidade.

Date of last modification: 15/03/2023, 14:50