News News

Back

Editora UFPE convida autores da Coleção Teses e Dissertações para retirada gratuita de exemplares

Iniciativa tem como objetivo aumentar a circulação de livros publicados há mais de dez anos e com estoques ainda consideráveis

Os autores contemplados com a publicação, entre 2007 e 2013, de livros físicos através da Coleção Teses e Dissertações da Editora UFPE estão sendo convidados pelo órgão suplementar a retirar gratuitamente exemplares remanescentes do estoque. A ação visa pôr em circulação obras que, a despeito de terem sido publicadas há mais de uma década, contabilizam estoques superiores à demanda registrada nesse período.

De 2007 a 2013, foram publicadas 103 obras integrantes da Coleção Teses e Dissertações, que contaram com aprovação em editais de fomento à circulação de trabalhos de mestrado e doutorado no formato de livro físico, iniciativa executada com apoio dos programas de pós-graduação da UFPE e pela então denominada Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), tendo como meta a constituição de um catálogo permanente de pesquisas de excelência produzidas na Universidade. Atualmente, a Editora UFPE tem publicado esse tipo de livro apenas no formato eletrônico, disponibilizando as obras da coleção gratuitamente através de downloads em seu portal de e-books, que atualmente conta com um acervo de 516 obras digitais.

“Alguns autores já foram contactados por nós por e-mail e já retiraram exemplares pessoalmente em nossa livraria, localizada na sede da Editora, no Campus Recife, ao lado do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), mas ainda há muitos com os quais ainda não conseguimos contato”, relata Nyêdja Cariny, servidora responsável pela livraria da Editora UFPE.

A Editora estuda a possibilidade de disponibilizar os títulos da coleção publicados até 2013 gratuitamente no formato de livro eletrônico, à medida que os estoques de livros físicos forem sendo esgotados, condição na qual o órgão suplementar mantém apenas exemplares em depósito legal, ou seja, como arquivo histórico, não estando mais disponíveis para compra.

Os autores interessados na retirada de exemplares da Coleção Teses e Dissertações podem agendar atendimento por telefone (81) 2126.8397 ou e-mail livraria.editora@ufpe.br. A Editora UFPE dispõe-se, inclusive, a remeter os livros, via Correios, para autores residentes em outras cidades ou estados.

Date of last modification: 20/03/2023, 14:13