News News

Back

É na Pisada - 100 anos de Gordurinha ganha nova versão com Libras na TVU

Hoje (10), dia do centenário do artista, programa especial será exibido com janela de acessibilidade

O especial “É Na Pisada 2022” tem como mote a passagem do centenário do cantor, compositor e humorista baiano Gordurinha, criador e intérprete de sambas, baiões, toadas, mambos, entre outros ritmos. Waldeck Artur de Macedo, nasceu no dia 10 de agosto de 1922, no histórico bairro soteropolitano da Saúde e é autor e coautor de vários clássicos do cancioneiro brasileiro, como o samba Chicletes com Banana, a toada Súplica Cearense e o coco Vendedor de Caranguejo. O programa será exibido hoje (10), às 21h30, na TVU, canal 11.1.

O programa é composto por uma linha documental, com depoimentos sobre vida e obra de Gordurinha, intercalada a outra musical, onde são apresentadas cinco releituras de canções do artista. As performances musicais são interpretadas por Bia Villa-Chan (Súplica Cearense), Ciel Santos (Vendedor de Caranguejo), Walkyria Mendes (Chicletes com Banana), Edinho Queirós (Mambo da Cantareira) e Fillype Brasil (Qual é o Pó?), tendo como acompanhamento uma banda base composta por estudantes do Departamento de Música da Universidade Federal de Pernambuco, com direção musical de Nilsinho Amarante. 

Já em relação à parte documental, os entrevistados são os comunicadores Renato Phaelante, Luiz Maranhão FIlho e Onildo Almeida, que trabalharam e conviveram com Gordurinha quando de suas passagens por Pernambuco, o produtor cultural Hermano Figueiredo, e Waldeck Luiz, neto de Gordurinha e pesquisador da obra do avô.

ACESSIBILIDADE – O É Na Pisada - 100 anos de Gordurinha é uma produção do Núcleo de Televisão e Rádios Universitárias (NTVRU) da UFPE, com roteiro e direção de Helder Vieira e Leonardo Klück. A produção do programa contou também com parcerias de outros departamentos da UFPE, como o Departamento de Música, responsável pelos arranjos, banda e direção musical, o LIS – Laboratório de Imagem e Som, com apoio de equipamentos, e o Departamento de Expressão Gráfica, responsável pela criação e montagem do cenário.

A ação de extensão Proacesso Libras – Programa de Acessibilidade em Libras, responsável pelas interpretações em Libras de todas as entrevistas e músicas, foi coordenada pelo professor Carlos Mourão. Ele orientou oito alunos bolsistas, num trabalho direcionado ao princípio do NTVRU de ampliação de acesso para a comunidade surda.

Date of last modification: 10/08/2022, 16:04