News News

Back

Doutorando em Ciência Política da UFPE integra expedição científica rumo à Antártica

Hugo Mariz é um dos membros do projeto Mediantar: Medicina, Fisiologia e Antropologia Antártica, do qual participa também a professora Andrea Steiner

O doutorando Hugo Mariz, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) da UFPE), é um dos 130 pesquisadores integrantes da 41ª Operação Antártica, e, no final deste mês, estará a bordo do Navio Polar Almirante Maximiano, rumo ao continente gelado. Hugo integrará a restrita lista de cientistas sociais a serem enviados à Antártica pelo Brasil ao longo das mais de quatro décadas de funcionamento do Programa Antártico Brasileiro, visto que a maior parte dos pesquisadores que desenvolvem trabalhos no continente estão em projetos focados em aspectos biológicos, oceanográficos e/ou climáticos.

Foto: Divulgação

Hugo visitará estações antárticas e fará entrevistas 

Hugo é um dos membros do projeto multidisciplinar Mediantar: Medicina, Fisiologia e Antropologia Antártica, do qual participa também a professora Andrea Steiner, do Departamento de Ciência Política (DCP) da UFPE e outros 22 pesquisadores de diversas instituições. Durante sua jornada de quatro semanas na Antártica, Hugo visitará outras estações antárticas no continente para realização de entrevistas e observação participante. O objetivo é entender o funcionamento dos programas antárticos dos países-membros do Sistema de Tratados Antárticos (STA), com foco nas questões de saúde humana e ambiental. O Mediantar é um dos 13 projetos de pesquisa que integram desde 2018 o Programa Antártico Brasileiro (Proantar) e já fez parte duas outras expedições.

Hugo, que também é biólogo e estuda política antártica desde 2013, afirma que participar de uma expedição científica na Antártica é uma realização profissional: “É um importante passo para compreender melhor a dinâmica dos países na região e para conhecer de perto o objeto de pesquisa”. A professora Andrea ressalta que, a despeito das muitas pesquisas nas áreas biológica, oceanográfica, climática e geológica, pesquisas no campo das ciências sociais ainda são raras.

Hugo Mariz foi integrante da delegação brasileira na XXXIX Reunião do Conselho Consultivo do Tratado da Antártida. É membro do conselho e vice-presidente da Associação de Pesquisadores em Início de Carreira para o Mar e os Polos (Apecs-Brasil). Ocupou o cargo de chefe de Setor de Baixo Carbono e Clima da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente da Prefeitura do Recife entre 2017 e 2019 e de gerente da Política Climática na Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado de Pernambuco entre 2019 e 2021.

A UFPE também contribui para a pesquisa antártica por meio do Projeto Mephysto, coordenado pelo vice-reitor Moacyr Araújo, professor do Departamento de Oceanografia da Universidade.

 

Date of last modification: 21/11/2022, 14:44