News News

Back

Doutorando da UFPE, Gabriel de Freitas Fernandes tem artigo premiado na conferência internacional SBFoton IOPC 2022

Ele e outros dois colegas foram orientados pelo professor Eduardo Fontana (PPGEE-UFPE)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) da Universidade Federal de Pernambuco, Gabriel de Freitas Fernandes recebeu o prêmio de melhor artigo estudantil na International Optics and Photonics Conference (SBFoton IOPC 2022). O trabalho intitulado “Tunable Diode Laser Surface Plasmon Spectroscopy” tem coautoria de Raoni de Freitas Góis (doutorando no PPGEE-UFPE), de Ernande Ferreira de Malo (doutor pelo PPGEE-UFPE) e do orientador dos estudantes, o professor Eduardo Fontana (PPGEE-UFPE).

Foto: Divulgação

Professor Eduardo Fontana e aluno Gabriel Fernandes comemoram prêmio

Ao longo do doutorado em Engenharia Elétrica, Gabriel está conduzindo uma pesquisa sobre dispositivos plasmônicos, o que envolve estudar a interação entre luz e nanoestruturas metálicas para projetar sensores. “O artigo que rendeu o prêmio foi um trabalho teórico em que investiguei a possibilidade de observar uma ressonância em grades de difração utilizando lasers de feedback distribuído. O intuito era verificar a validade desta ideia para resolver um impasse que existe ao construir sistemas de sensoriamento baseados neste fenômeno físico”, explica Gabriel.

“O trabalho também foi a primeira vez em que uma conhecida técnica de espectroscopia (espectroscopia por modulação de comprimento de onda) foi utilizada para investigar dispositivos plasmônicos. Então, surgem dois possíveis caminhos com essa pesquisa: Construção de sistemas portáteis de sensoriamento baseados em plasmônica e investigações em espectroscopia utilizando grades de difração metálicas”, continua o doutorando.

A conferência SBFoton IOPC 2022 é realizada pela Sociedade Brasileira de Ótica e Fotônica (SBFoton), IEEE Photonics Society, Universidade de Pernambuco (UPE) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Date of last modification: 07/11/2022, 15:43