News News

Back

Docentes da UFPE coordenam levantamento nacional sobre aplicação do acordo de não persecução penal no Brasil

Trabalho foi apresentado no 4º Fórum Nacional de Alternativas Penais, realizado em Brasília (DF), no mês de setembro

Durante o 4º Fórum Nacional de Alternativas Penais (Fonape), realizado em Brasília (DF), no mês de setembro, foi lançado o relatório final da pesquisa “Fortalecendo vias para as alternativas penais: um levantamento nacional sobre a aplicação do acordo de não persecução penal no Brasil”. O levantamento foi coordenado pelas professoras Manuela Abath e Marília Montenegro, do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ)/Faculdade de Direito do Recife (FDR) da UFPE, e contou com o apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e a Secretaria Nacional de Políticas Penais. 

Além delas, integraram a equipe que realizou o levantamento professores de outros estados brasileiros e os estudantes Alice Aragão Magalhães, Felipe José Aleksy Vicente Sales, Iasmin Pires Milfont, Maria Eduarda Cavalcanti Araújo, Vinícius Costa Rocha e Vitória Cristina Gomes Santo, que cursam Direito na UFPE.

Segundo as coordenadoras, o levantamento é o primeiro panorama nacional após a adoção dos acordos no Direito brasileiro e traz contribuições empíricas que apontam para algumas problemáticas na adoção do instituto, ponderações sobre o uso da justiça penal negociada e recomendações para a sua melhoria. Ao todo, foram analisados 946 processos em um universo de 1.295 acordos, da Justiça Federal e das estaduais, no período de janeiro a junho de 2021, das cinco regiões do Brasil. O estudo também coletou impressões de integrantes do Judiciário e do Ministério Público sobre as alternativas penais e as regras para aplicação do acordo. 

Para as docentes, o trabalho representa uma importante contribuição da UFPE em nível nacional e contou, internamente, com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi), da Reitoria e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UFPE (Fade-UFPE).

A publicação está disponível no site do CNJ. 

Date of last modification: 05/10/2023, 15:58